Hospital da Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hospital da Luz
Hospital da Luz
Fachada do Hospital da Luz.
Nome completo Hospital da Luz
Localização São Paulo,  Brasil
Tipo Privado
Leitos 232
Especialidades Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Obstetrícia.
Site www.hospitaldaluz.com.br
editar

O Hospital da Luz está localizado no bairro Vila Mariana, na cidade de São Paulo, Brasil.[1][2]

Entre suas principais especialidades estão Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Obstetrícia.

História[editar | editar código-fonte]

O Hospital da Luz foi inaugurado, em 1944, com o nome de Hospital Sul-Americano. Na época, somava 30 leitos e possuía uma moderna estrutura, equiparável à de hospitais de porte maior.

Além do corpo clínico e do corpo cirúrgico próprios, o hospital era aberto a outros médicos, que podiam internar pacientes em suas dependências. Em 1948, eram realizadas no Sul-Americano cerca de 400 operações por ano. Vale ressaltar que, nesse período, 20% das atividades ambulatoriais e clínicas eram gratuitas.

Em 1953, no local do hospital, passou a funcionar a Sociedade Hospitalar Regina Coeli Athiê, com 25 leitos. Em 1977, a sociedade deu lugar ao Hospital Amico, que logo se tornou uma referência em tecnologia médica, propiciando atendimento de alta qualidade em uma série de especialidades. Após a fusão da Amico com a operadora Dix Saúde, em 2003, o hospital foi totalmente remodelado e modernizado, passando a operar como Complexo Hospitalar Vila Mariana, da Rede Foccus.

Em 2007, ao ser incorporado à Amilpar, companhia que engloba a Amil e a Dix, passou a ser chamado de Hospital Vila Mariana. Em 2009, operando com 226 leitos distribuídos entre enfermarias e apartamentos, assume o nome de Hospital da Luz.

Atualmente o Hospital da Luz conta com 232 leitos.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

A Unidade de Emergência 24 horas do Hospital da Luz conta com pronto atendimento para situações de baixa complexidade que necessitam de resolução imediata e com pronto-socorro para atendimento de emergência e urgências, até mesmo situações de alta complexidade, atendendo as especialidades de Clínicas Médicas e Cirúrgica, Pediatria e Ortopedia.[3]

A Maternidade dedica-se fundamentalmente ao atendimento de casos de alta complexidade e gestação de alto risco. Para tanto, dispõe de todas as especialidades materno-infantis, pronto-socorro pediátrico, pronto-socorro obstétrico, centro obstétrico, berçário e UTI neonatal.

A Unidade de terapia Química e Imunológica dispõe de consultas na especialidade de oncologia e realiza todos os procedimentos ambulatoriais, como as sessões de quimioterapia e aplicações de medicação relacionada ao sistema imunológico.

A Unidade Cirúrgica do Hospital da Luz conta com centro cirúrgico capacitado opara realizar todas as cirurgias (adulta e infantil), desde aquelas com caráter ambulatorial até as mais complexas e de grande porte. O centro obstétrico é constituído de pré-parto, salas cirúrgicas e sala de atendimento ao recém-nascido.[3]

O hospital conta ainda com cinco unidades avançadas, localizadas nos bairros Vila Mariana e Santo Amaro, e na cidade de Taboão da Serra.[4]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Google Places. «Hospital da Luz - Localização» (html). Consultado em 16 de Junho de 2011 
  2. www.vademetro.com.br. «Hospital Amico (Antigo nome do Hospital da Luz)» (html). Consultado em 16 de Junho de 2011 
  3. a b c Hospitalar. «Hospital Vila Mariana (Antigo nome do Hospital da Luz)» (html). Consultado em 16 de Junho de 2011 
  4. Help Saúde. «Hospital da Luz - Unidade Avançada» (html). Consultado em 16 de Junho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]