Iban Mayo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iban Mayo
Nome nativo Iban Mayo Díez
Nascimento 19 de agosto de 1977
Yurre
Estatura 176 cm
Cidadania Espanha
Ocupação ciclista desportivo (en)
Estatísticas
Iban Mayo no ProCyclingStats


Iban Mayo Diez (19 de agosto de 1977, Yurre, Biscaia) é um ex-ciclista profissional espanhol. [1] Seus sucessos foram ofuscados por doping.

Reconhecido como um escalador, Mayo se tornou profissional com a Euskaltel-Euskadi em 2000, sendo visto como um dos maiores talentos do País Basco. Ele ficou na Euskaltel-Euskadi entre 2000-2006. Seu maior resultado veio na Volta da França de 2003, quando ganhou a etapa que terminava no Alpe d'Huez. Terminou aquele Tour em sexto na classificação geral.

Em 2004 ele ganhou a Critérium du Dauphiné Libéré, considerada uma prova de preparação para o Tour de France, na qual bateu Lance Armstrong por 2 minutos em um contra-relógio no Mont Ventoux, quebrando o recorde de tempo na subida. Mayo era visto como um perigoso candidato para a classificação geral do Tour de France daquele ano, mas acabou sendo uma dece(p)ção. Depois de perder tempo devido a uma queda, ele perdeu mais tempo nos Pirenéus, devido a lesões e mononucleose. Ele abandonou a prova na 15.ª etapa.

Depois de um 2005 sem brilho, em 2006 ele retornou à Dauphiné Libéré, conquistando uma vitória de etapa e sendo o 2º colocado em outra. Ele era visto como um candidato ao título do Tour de France 2006, mas abandonou a corrida na 11ª etapa.

Em 2007, Mayo correu pela equipe Saunier Duval-Prodir, ganhando sua primeira etapa do Giro d'Italia. Em 30 de julho de 2007, a UCI confirmou que ele havia falhado um teste anti-doping para EPO durante a Volta da França, que havia terminado em 16º. Em 22 de outubro, a Federação Espanhola inocentou Mayo, após um segundo teste dar negativo. O presidente da UCI, Pat McQuaid esteve perto de inocentar Mayo, mas preferiu aguardar novos exames. Em 19 de dezembro, um laboratório francês confirmou o teste positivo. Em 2008, o Tribunal Arbitral do Desporto confirmou a suspensão de dois anos para Mayo, que terminou em 31 de julho de 2009.

Referências

  1. «"Wielersite"». Consultado em 1 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.