Ibne Sade de Bagdá
Muhammad ibn Sa'd ibn Mani' al-Baghdadi[1] ou Ibn Sa'd (em árabe: ابن سعد), freqüentemente chamado de Katib ul-Waqidi (Secretário de Waqidi) (nasceu em 168AH/784CE)[2] e morreu em 230AH/845CE,[2] foi um islâmico Sunita estudioso do Islã e biógrafo árabe, foi discípulo de Uaquidi e outros celebrados professores. Ele viveu a maior parte de sua vida em Bagdá, teve boa reputação e escreveu livros muito precisos e confiáveis, que foram muito utilizados pelos escritores mais tarde.
Obras[editar | editar código-fonte]
- The book of The Major Classes (Em árabe: Kitab Tabaqat Al-Kubra)
Kitab at-Tabaqat é um compêndio de informações biográficas sobre famosas personalidades islâmicas. Trata-se de oito livros longo.
- Livros 1 e 2 contém um sirat de Mohammed.
- Livros 3 e 4 contém noticias biográficas dos companheiros de Mohammed.
- Livros 5, 6 e 7 contém noticias biográficas de acadêmicos posteriores Islâmicos.
- Livro 8 contém noticias biográficas das mulheres Islâmicas.
Volumes 5, 7 e 8 foram mais tarde traduzidos por Aisha bewley e publicados com os titulos "Homens de Madina" e "Mulheres de Madina" (apesar de os interesses de Ibn Saad se estenderam muito mais do que Madina).
Seu trabalho, o Kitab ul-Tabaqat ul-Kabir (15 vols.) contém as vidas de Mohammed, seus companheiros e ajudantes (incluindo aqueles que lutaram na Batalha de Badr como uma classe especial) e a próxima geração (os Seguidores) que receberam suas tradições dos amigos pessoais do Profeta.
A autoria do trabalho de Ibn Saad foi atestada no postscript para o livre adicionado por um escritor posterior. Nesa nota ele é descrito como "cliente de al-Husayn ibn 'Abdullah da familia Abbasid". [3]
Este trabalho foi editado sobre a superintendencia de E. Sachau (Leiden, 1904 sqq.); cf. O. Loth, Das Classenbuch des Ibn Sad (Leipzig, 1869).