Saltar para o conteúdo

Iemelian Pugachev: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.175.245.211 ( modificação suspeita : -69), para a edição 24426865 de Vitor Mazuco
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
Rebelião Pugachev (ou a rebelião cossaca) de 1774-1775 foi a principal revolta de uma série de revoltas populares que ocorreram na Rússia após a Catarina II tomou o poder em 1762. Ele começou como uma insurreição organizada de Yaik cossacos liderado por Emelyan Pugachev, um desafeto do ex-tenente do exército imperial russo, num contexto de profunda inquietação dos camponeses e da guerra com o Império Otomano. Após o sucesso inicial, Pugachev assumiu a liderança de um governo alternativo no nome do assassinado Czar Pedro III, e proclamou o fim da servidão. Essa liderança organizada apresentou um desafio para a administração imperial de Catarina II.
[[Ficheiro:Pugachyov.jpg|right|200px]]
A rebelião conseguiu consolidar o apoio de vários grupos, incluindo os camponeses, os cossacos e velho sacerdócio Crentes e sua administração alegou, em um ponto, o controle sobre a maior parte do território entre os rios Volga e Ural. Um dos eventos mais significativos da insurreição foi a batalha de Kazan, em Julho de 1774.
'''Iemelian Ivanovich Pugachev''' ([[Zimoveyskaya-na-Donu]], [[1742]] — [[Moscovo]], [[21 de janeiro]] de [[1775]]) foi o líder de uma grande rebelião cossaca e camponesa na [[Rússia]] (rebelião Pugachov, 1773 - 1775).
As forças do governo não conseguiu responder de forma eficaz para a insurreição no início, em parte devido a dificuldades logísticas e uma falha em apreciar sua escala, mas a revolta foi esmagada no final de 1774 pelo general Michelsohn em Tsaritsyn. Pugachev foi capturado logo em seguida e executada em Moscou, em janeiro de 1775. Outras represálias contra áreas rebeldes foram realizadas pelo general Peter Panin.
Os eventos geraram muitas histórias de lendas e literatura, sobretudo romance histórico de Púchkin A Filha do Capitão (1836). Foi a maior revolta camponesa da história da Rússia.


'''por Gabriela Liberato'''
{{esboço-biografia}}

[[Categoria:Revolucionários da Rússia|Pugachov]]

[[ar:إميليان بوغاتشيف]]
[[be:Емяльян Іванавіч Пугачоў]]
[[bg:Емелян Пугачов]]
[[cs:Jemeljan Pugačov]]
[[cv:Пугачёв Емельян Иванович]]
[[de:Jemeljan Iwanowitsch Pugatschow]]
[[el:Εμελιάν Πουγκατσιόφ]]
[[en:Yemelyan Pugachev]]
[[eo:Emeljan Pugaĉov]]
[[es:Yemelián Pugachov]]
[[fi:Jemeljan Pugatšov]]
[[fr:Iemelian Pougatchev]]
[[fy:Jemeljan Poegatsjov]]
[[gl:Iemelián Ivánovich Pugachev]]
[[he:ימליאן פוגצ'וב]]
[[hr:Jemeljan Ivanovič Pugačov]]
[[hu:Jemeljan Ivanovics Pugacsov]]
[[it:Emel'jan Ivanovič Pugačëv]]
[[ja:エメリヤン・プガチョフ]]
[[ka:ემელიან პუგაჩოვი]]
[[nl:Jemeljan Poegatsjov]]
[[no:Jemeljan Pugatsjov]]
[[pl:Jemielian Pugaczow]]
[[ro:Emelian Pugaciov]]
[[ru:Пугачёв, Емельян Иванович]]
[[sah:Пугачев Емельян]]
[[sk:Jemelian Ivanovič Pugačov]]
[[sr:Јемељан Пугачов]]
[[sv:Jemeljan Pugatjov]]
[[tr:Yemelyan Pugaçov]]
[[udm:Пугачёв, Емельян Иванович]]
[[uk:Пугачов Омелян Іванович]]
[[vi:Yemyelyan Ivanovich Pugachyov]]
[[zh:叶米里扬·普加乔夫]]

Revisão das 19h42min de 17 de março de 2011

Rebelião Pugachev (ou a rebelião cossaca) de 1774-1775 foi a principal revolta de uma série de revoltas populares que ocorreram na Rússia após a Catarina II tomou o poder em 1762. Ele começou como uma insurreição organizada de Yaik cossacos liderado por Emelyan Pugachev, um desafeto do ex-tenente do exército imperial russo, num contexto de profunda inquietação dos camponeses e da guerra com o Império Otomano. Após o sucesso inicial, Pugachev assumiu a liderança de um governo alternativo no nome do assassinado Czar Pedro III, e proclamou o fim da servidão. Essa liderança organizada apresentou um desafio para a administração imperial de Catarina II. A rebelião conseguiu consolidar o apoio de vários grupos, incluindo os camponeses, os cossacos e velho sacerdócio Crentes e sua administração alegou, em um ponto, o controle sobre a maior parte do território entre os rios Volga e Ural. Um dos eventos mais significativos da insurreição foi a batalha de Kazan, em Julho de 1774. As forças do governo não conseguiu responder de forma eficaz para a insurreição no início, em parte devido a dificuldades logísticas e uma falha em apreciar sua escala, mas a revolta foi esmagada no final de 1774 pelo general Michelsohn em Tsaritsyn. Pugachev foi capturado logo em seguida e executada em Moscou, em janeiro de 1775. Outras represálias contra áreas rebeldes foram realizadas pelo general Peter Panin. Os eventos geraram muitas histórias de lendas e literatura, sobretudo romance histórico de Púchkin A Filha do Capitão (1836). Foi a maior revolta camponesa da história da Rússia.

por Gabriela Liberato