Igreja de Santo Amaro (Velas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santo Amaro, fachada.
Igreja de Santo Amaro, interior.
Igreja de Santo Amaro, altar-mor e altares laterais.

A Igreja de Santo Amaro (Velas) é um templo cristão Português localizada na freguesia de Santo Amaro, concelho de Velas, ilha de São Jorge.

Foi construido no século XVIII, apresenta-se como um edifício de média dimensão dotado de torre sineira, um frontão triangular com janelas e óculos e relógio na torre.

A igreja sofreu grandes estragos a quando o terramoto ocorrido na ilha do Faial a 9 de Julho de 1998 e que se fez sentir na localidade com bastante força. Depois do acontecimento foi rapidamente recuperada pelos paroquianos para o que tiveram a ajuda financeira de paroquianos emigrados, entre outros.

Foi aberto ao culto cerca de um ano depois.

O retábulo combina a talha dourada com colunas de azul-turquesa. Possui uma estátua de Santo Amaro no altar-mor que se encontra rodeada pelas imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São José. Na parede, no lado direito da capela-mor encontra-se uma imagem de São Bosco, o padroeiro dos escoteiros.

Um elevado valor artístico é atribuído às imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Sagrado Coração de Jesus.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • São Jorge, Açores, Guia do Património Cultural. Edição Atlantic View – Actividades Turísticas, Lda. Dep. Legal n.º 197839/03. ISBN 972-96057-2-6, 1ª edição, 2003.

Referências

  1. Guida das Velas 2009/2010, pág. 10. Nova Gráfica, Lda. Dep. Legal, n.º 268828/08.
Ícone de esboço Este artigo sobre património edificado nos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.