Nossa Senhora do Rosário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Nossa Senhora do Rosário (desambiguação).
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Nossa Senhora do Terço deverá ser fundido aqui. (desde abril de 2017)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora do Rosário, de Caravaggio.
Instituição da festa Concílio Vaticano II
Venerada pela Igreja Católica
Festa litúrgica 7 de outubro

Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título apresentado aquando da aparição da Santíssima Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja do mosteiro de Prouille, na qual a mãe de Jesus entregou o Santo Rosário ao frade dominicano.

Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simão IV de Monforte construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Católica. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.

Padroeira[editar | editar código-fonte]

Nossa Senhora do Rosário é a santa padroeira de vários lugares no mundo, dentre os quais:

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, Jaraguá-GO/Brasil, construída em 1732 por negros faíscadores com sede de duas importantes Irmandades Negras na época;
  • Igreja (Catedral) de Nossa Senhora do Rosário, Cidade Histórica de Penedo/AL (Brasil), construída em 1690 (Em meados de 1673 existia no local a Capela primitiva, homenagem a Santo Antônio).
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Olinda em Pernambuco é a mais antiga igreja do Brasil pertencente a uma irmandade de negros.[1]
Nossa Senhora do Rosário dos Brancos, escultura portuguesa do século XVIII na Igreja Matriz de Pirenópolis.

Nossa Senhora do Rosário também é, tradicionalmente, a santa de devoção dos negros devido à semelhança entre o rosário e o fio de contas usado nas religiões de matriz africana.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nossa Senhora do Rosário