Nossa Senhora do Pilerio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Nossa Senhora do Pilerio
Icone de Nossa Senhora do Pilerio
Venerada pela Igreja Católica
Festa litúrgica 12 de fevereiro[1]
Padroeira de Cosenza

Nossa Senhora do Pilerio é uma devoção mariana surgida em Cosenza, na Calábria, Itália e uma representação da "Virgem Amamentando".

A imagem consta num ícone do século 12, que encontra-se desde 1607 na capela da Catedral de Cosenza[2]. Esta capela foi inaugurada por dom Giovan Battista Costanzo (1591-1617), para favorecer as chegadas dos peregrinos.

Em 10 de maio de 1981 a Catedral de Cosenza foi elevada à santuário de Nossa Senhora do Pilerio por dom Dino Trabalzini.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O título de Nossa Senhora do Pilerio remonta ao século 12 do quadro homônimo. Entre 1971 e 1979 o ícone foi declarado autêntico, graças a vontade de dom Eneas Selis. Provavelmente o nome vem do grego puleròs (coluna).[3]

O ícone[editar | editar código-fonte]

A pintura tem 95 x 65 cm de tamanho, e a inscrição em latim explica que não é uma pintura oriental.

Em 1976-1977 o ícone foi completamente renovado. A característica da pintura é que o Menino Jesus toma leite diretamente do seio da sua Mãe. Na iconografia oriental, a Virgem que dá o leite ao Menino Jesus é chamada Galaktotrophousa, então Nossa Senhora do Pilerio pode ter este nome.

A cor vermelha do véu é sinal da divindade, como a fita que está no corpo nú do Menino. As três estrelinhas confirmam a virgindade de Maria, antes, durante e depois do nascimento de Jesus.[4]

Referências

  1. «Madonna del Pilerio, la vergine che salvò Cosenza da peste e terremoto» (em italiano). Quicosenza. 12 de fevereiro de 2014 
  2. «La Madonna del Pilerio» (em italiano). Cattedrale di Cosenza. Consultado em 2 de fevereiro de 2015.. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2015 
  3. http://www.webdiocesi.chiesacattolica.it. «LA CATTEDRALE La Madonna del Pilerio» (em italiano). Consultado em 3 de fevereiro de 2015. 
  4. «La Madonna del Pilerio, la vergine che salvò Cosenza da peste e terremoto» (em italiano). Cattedrale di Cosenza. Consultado em 3 de fevereiro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]