Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Desatadora dos Nós
Autor Johann Schmidtner
Data 1700
Técnica óleo sobre madeira de álamo
Dimensões 182 × 110 
Localização St. Peter am Perlach (Augsburgo)

O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós surgiu em 1700 com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura, de 1,1 metro de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo na Alemanha. O Papa Francisco, devoto, levou para Buenos Aires (Argentina) cartões-postais da imagem (conhecidos no Brasil por santinhos) onde há uma réplica da pintura na Igreja de San José del Talar.

Descrição da imagem[editar | editar código-fonte]

St. Peter am Perlach, Perlachturm

O artista, ao criar este painel, inspirou-se em Ap 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”.

Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.

Capelas[editar | editar código-fonte]

  • Campinas: "Santuário Nossa Senhora Desatadora Dos Nós" e "Capela Maria Porta do Céu" (Nossa Senhora Desatadora dos Nós) [2]
  • São José: Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Paróquia Santo Antônio)
  • Sanguinheira: Capelinha da Nossa Senhora Desatadora dos Nós
  • Presidente Prudente: Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós
  • Americana: Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós
  • Belo Horizonte: Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Todos os 8 de cada mês: às 8h,12h,15h e 20h (Igreja Mãe de Deus))
  • Capitel Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Paulo Bento RS - Idealizado pelo Padre Valter Girelli com ajuda de diversos devotos da Mãe desatadora dos Nós, o terreno foi adquirido com recursos do sacerdote que irá doar para Mitra Diocesana de Erexim. Fica localizado na divisa de Paulo Bento com Erechim no Rio Grande do Sul.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]