Nossa Senhora da Ponte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem medieval de Nossa Senhora da Ponte em Amarante, Portugal.

Nossa Senhora da Ponte é uma das diversas invocações de Maria, mãe de Jesus. Como indica o nome, o título em geral refere-se a imagens de Nossa Senhora associadas a uma ponte sobre um curso d'água.

Na Europa, este título é encontrado em diversos locais. Um exemplo é a Capela de Nossa Senhora da Ponte em Barcelos, Portugal, erigida por volta de 1328 quando da construção da ponte gótica da cidade sobre o rio Cávado[1]. Esta capela, localizada perto da ponte, foi originalmente criada como refúgio para os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela[1]. Ainda em Portugal, na cidade de Amarante, há uma imagem com a invocação de Nossa Senhora da Ponte na parte externa do Convento de São Gonçalo. Trata-se de uma pietà medieval de pedra que esteve num cruzeiro sobre a Ponte de São Gonçalo até 1763, quando uma cheia do rio Tâmega destruiu parte da ponte e a pequena imagem foi transferida ao convento[2].

No Brasil, a atual Catedral de Sorocaba, na cidade de mesmo nome (São Paulo), possui no altar principal a única imagem dedicada a Nossa Senhora da Ponte existente no país, trazida de Portugal em 1771[3][4]. Como a igreja é localizada longe da ponte sobre o rio Sorocaba que existia na localidade na época colonial, acredita-se que a imagem chegou ao Brasil já com a invocação de Nossa Senhora da Ponte ou que tenha alguma relação com a cidade de Ponte de Lima, em Portugal[4]. Outra possibilidade é que o título seja uma referência simbólica à "ponte" que Maria estabelece entre os fiéis e o reino de Deus e seu filho Jesus[5][4].

Referências

  1. a b Câmara Municipal de Barcelos: Roteiro dos Caminhos de Santiago[1]
  2. Sítio da Paróquia de S. Gonçalo de Amarante[2]
  3. Sítio oficial da Catedral de Sorocaba[3]
  4. a b c M. V. Valverde, R. S. de Oliveira. A arte sacra e sua significação para a religiosidade sorocabana. Ciberteologia. Ano II, n. 7[4]
  5. Revista Catolicismo: Nossa Senhora da Ponte, Padroeira de Sorocaba[5]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]