Nossa Senhora de Częstochowa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
O ícone de Nossa Senhora de Częstochowa.

Nossa Senhora de Częstochowa (em polaco: Matka Boska Częstochowska) (o ícone é uma variante do tipo hodigítria - hodegetria[1]) é um título católico de Maria Santíssima, consagrada como a padroeira da Polónia[2]. Também conhecida no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro, sendo padroeira da cidade Dom Feliciano, no interior do Rio Grande do Sul. Nesta cidade, o dia 20 de agosto é um feriado municipal em sua homenagem e também padroeira da cidade de Virmond, no Paraná.

Sua representação é sempre feita em cores escuras, de onde recebe o nome de "Virgem Negra" (como ocorre com Nossa Senhora Aparecida).

Referências

  1. Wojciech Kurpik: Częstochowska Hodegetria. Wydawnictwo Konserwatorów Dzieł Sztuki / Wydawnictwo Bernardinum, 2008, s. 302. ISBN 83-916539-2-7, ISBN 978-83-7380-610-8
  2. Joe Nickell (outubro de 2015). «The Black Madonna: A Folkloristic and Iconographic Investigation.». Skeptical Inquirer (em inglês). Consultado em 24 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.