Ilario Carposio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ilario Carposio (Trento, 1852 – Fiume, 1921), foi um artista fotográfico italiano, chefe do "Studio Carposio" na cidade de Fiume (hoje Rijeka, Croácia).

O "Studio Carposio" foi aberto no ano 1878 e voltou cedo o estudo fotográfico mais importante da cidade. Ilario Carposio recebeu vários premios, destacando o recebido na Exposição Industrial de Austria-Hungria, que teve lugar em Trieste no ano 1882.

Quando Ilario faleceu, em dezembro de 1921, o "Studio Carposio" foi chefiado pelo seu filho Renato Carposio (1886-1930) e, ao morrer de Renato muito novo, pela sua viúva Maruzza, até ser fechado no ano 1947.

Ilario Carposio teve sete filhos, entre eles Enrico (1887-1980) que foi professor de matemática e física em Fiume e, depois da II Guerra Mundial, em Bolonha.

Na primavera de 2004 houve duas exposições das foto de Ilario Carposio, a primeira em Rijeka (Fiume), a segunda em Zagreb.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.