Ilha de Brownsea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Referências geográficas para Ilha de Brownsea SZ020880

Ilha de Brownsea é uma pequena ilha na costa meridional da Grã-Bretanha.

Local de escotismo[editar | editar código-fonte]

De 29 de julho a 9 de agosto de 1907, vinte rapazes e Robert Baden-Powell participaram no primeiro acampamento escuteiro da história. O lugar era a Ilha de Brownsea, na baía de Poole na costa sul de Inglaterra.[1] Sir Percy Everett, um participante do acampamento, recorda-se deste evento “Durante o verão de 1907, o Chefe gradualmente foi completando seus planos para o acampamento. Ele teve bastante sorte por conseguir com um amigo, Sr. Charles van Raalte a cessão de uma porção da Ilha de Brownsea. A Ilha era ideal para a proposta. Ela tem aproximadamente duas milhas (3,22 km) de comprimento e uma milha (1,61 km) de largura, com muitos bosques e com dois lagos no centro e bastante do que nós chamávamos agora de “bom terreno escoteiro” e com um litoral no sudeste arenoso, onde o campo foi montado.

Datas[editar | editar código-fonte]

Pedra comemorativa do primeiro acampamento, colocada na Ilha de Brownsea

29 de julho de 1907

Baden Powell chega a Brownsea com 20 meninos, um dos quais o seu sobrinho de 9 anos a bordo do barco Hyacinth(em português "Arara"!) Montagem do acampamento. 6 barracas brancas tipo "sino".

Uma barraca militar foi montada para intendência e cozinha.

30 de julho de 1907

Montagem do mastro no centro para as cerimônias.

Ao lado da barraca de BP ele com sua lança usada na caçada ao javali e pendurou a bandeira britânica que tremulava em Mafeking.

31 de julho de 1907

Os demais 8 meninos chegaram para completar 20 meninos. Tinham entre 12 e 17 anos. (havia mais o sobrinho órfão do BP de apenas 9 anos para atuar como seu ajudante.) Primeiro Fogo de Conselho de Brownsea e do movimento escoteiro! BP foi o líder, o contador de histórias, o puxador das músicas. Ele contou-lhes histórias da Índia e da África e deu algumas explicações sobre a programação do acampamento. O Fogo terminou lentamente finalizando com orações.

1 de agosto de 1907

Oficialmente início do acampamento e conhecido como o 1o dia. Seguem as atividades como descrito abaixo.

Os 20 garotos foram divididos em 4 patrulhas: Maçarico, Corvo, Lobo e Touro (o sobrinho de Powell foi nomeado ajudante).

8 de agosto de 1907

Término do acampamento. Foi um dia de atividades esportivas. Terminou com um cabo-de-guerra entre os passarinhos (Maçarico e Corvo) contra os "animais" (Lobo e Touro). Os pássaros venceram.

Referências

  1. «Scouts in centenary celebrations». BBC News. 1 de agosto de 2007. Consultado em 6 de outubro de 2008