Incidente da Nossa Senhora da Graça
Aspeto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2020) |
O incidente da Nossa Senhora da Graça (ノサ・セニョーラ・ダ・グラサ号事件?), também conhecido como incidente de Madre de Deus (マードレ・デ・デウス号事件?), foi uma ação naval de quatro dias entre uma Nau Portuguesa e juncos samurai pertencentes ao clã Arima perto do porto de Nagasáqui em 1610. O navio carregado de riquezas - "o grande navio do comércio", conhecido como "barco negro" pelos japoneses, foi afundado pelo capitão André Pessoa quando incendiou o paiol ao ver o navio completamente invadido pelos samurai. Esta atitude desesperada e fatal de resistência impressionou os japoneses daquele tempo e as memórias deste acontecimento persistiram até ao século XIX.
Referências
[editar | editar código-fonte]- BOXER, Charles, "The Affair of the 'Madre de Deus' - A chapter in the History of the Portuguese in Japan", Separata de Transactions and Proceedings of the Japan Society of London, vol. 26, 1929, pp. 4-89. IDEMAntes quebrar que torcer ou o Pundonor português em Nagasáqui, 3-6 de Janeiro de 1610, Macau, 1950. COOPER, Michael, Rodrigues, o intérprete. Um Jesuíta na China e no Japão, Lisboa, Quetzal Editores, 2003 (2ª ed.).