Independência (lógica matemática)
![]() | As referências deste artigo necessitam de formatação. (Julho de 2015) |
Na logica matemática, independência se refere a uma sentença que não pode ser provada a partir de outras sentenças.
Uma sentença σ é Independente de uma dada teoria de primeira ordem T se T nem prova nem refuta σ; isto é, é impossível provar σ a partir de T, e também é impossível provar T dado que σ é falsa. Algumas vezes, σ é dito como sendo insolúvel ou Indemonstrável a partir de T.
Uma teoria T é independente se cada axioma em T não é derivado de outros axiomas restantes em T. Um conjunto de axiomas independentes é dito como sistema axiomático independente.
Nota[editar | editar código-fonte]
Alguns autores dizem que σ é independente de T se T simplesmente não prova σ, e não necessariamente afirma que T não pode refutar σ. Estes autores irão dizer que "σ é independente e consistente com T" para indicar que T pode nem provar nem refutar σ.
Resultados da independência na teoria dos conjuntos[editar | editar código-fonte]
Muitas declarações interessantes na teoria dos conjuntos são independentes de Zermelo-Fraenkel teoria dos conjuntos (ZF). As seguintes afirmações da teoria dos conjuntos são conhecidas por serem independentes de ZF, garantindo que ZF é consistente:
- O axioma da escolha
- A Hipótese contínua e a hipótese contínua generalizada
- O Hipótese de Suslin
À seguir afirmações (que ninguém provou como falsas) não podem ser provadas nos ZFC por ser independente dos ZFC, mesmo se adicionarmos como hipótese que ZFC é consistente. De qualquer forma, eles não podem provar na ZFC (supondo que ZFC é consistente), e alguns teóricos trabalham esperando achar a refutação deles nos ZFC.
- A existência de cardinais fortemente inacessíveis
- A existência de cardinais Grandes
- A não existência de Kurepa trees
As seguintes afirmações são inconsistentes com o axioma da escolha, e portanto com ZFC. De qualquer forma eles são provavelmente independentes de ZF, em uma correspondência voltada para cima: Eles não podem provar em ZF, e alguns teóricos trabalham esperando achar uma refutação em ZF. Contudo ZF não pode provar que eles são indepentendes de ZF, mesmo adicionando a hipótese que ZF é consistente.
- O Axioma da determinação
- O axioma da real determinação
- AD+
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Lista de afirmações indemonstráveis em ZFC
- Postulado Paralelo por exemplo na geometria
Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]
- Mendelson, Elliott (1997), An Introduction to Mathematical Logic (4th ed.), London: Chapman & Hall, ISBN 978-0-412-80830-2
- Monk, J. Donald (1976), Mathematical Logic, Graduate Texts in Mathematics, Berlin, New York: Springer-Verlag, ISBN 978-0-387-90170-1