Insolação atmosférica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Mapa de radiação solar na Europa

Insolação vem do termo em inglês Insolation (Incoming solar radiation, ou "radiação solar que entra"). É a medida da radiação solar em uma superfície,

durante um período de tempo. A unidade de medida mais comum é o mega joule por metro quadrado (MJ/m²) ou joule por milímetro quadrado (J/mm²)1 . Já a Insolação atmosférica, por sua vez, é a insolação na superfície da camada atmosférica terrestre.

Absorção[editar | editar código-fonte]

Os raios solares incididos em um objeto são, geralmente, absorvidos e o restante é refletido. A parcela absorvida é transformada em energia térmica, aumentando a temperatura do objeto.

A figura mostra dois raios solares incidindo a 90º, abrangindo uma superfície de 1 milha. E outros dois raios incidindo a 30º e, por sua vez, abrangindo o dobro da área.

Existem mecanismos capazes de utilizar de forma diferente essa radiação, assim como Células solares e Plantas. A proporção entre raios absorvidos e refletidos depende, entre outros fatores, do valor de albedo.

Outro fator importante é ângulo de incidência dos raios solares. Quanto menor o ângulo entre o raio incidente e a superfície do objeto, maior a área de absorção. Logo, a insolação diminui com o cosseno deste ângulo, como mostrado na figura abaixo.

Insolação Terrestre[editar | editar código-fonte]

A insolação direta terrestre é o resultado da diferença entre a constante solar e as perdas devidas a dispersão e reflexão ocorridas na atmosfera. Os limites mais externos da atmosfera

(Topo) insolação na atmosfera terrestre e (abaixo) insolação na superfície terrestre.

terrestre recebem aproximadamente 8,2 J x min/cm² de radiação solar. Numa escala global, a distribuição desigual da insolação é a causa fundamental da circulação atmosférica e de muitos fenômenos climáticos, através do mecanismo polar de transferência de calor. Variações na insolação também podem causar mudanças climáticas (como acontece no global dimming).

Piranômetro[editar | editar código-fonte]

O piranômetro é um instrumento utilizado para medir a irradiação solar em uma superfície e é frequentemente utilizado na meteorologia, climatologia e nos estudos sobre energia solar.

Piranômetro.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.wmo.int/pages/index_en.html