Saltar para o conteúdo

Instituto Educadigital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Educadigital é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) fundada em 2010, referência mundial na área de educação aberta na cultura digital. Tem como missão contribuir para a criação e o desenvolvimento de novas oportunidades de aprendizagem que estimulem a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de compartilhar informação, conhecimento e cultura em uma sociedade digital em constante transformação. Realiza estudos, pesquisas, eventos, cursos e projetos em parceria com organizações sociais, empresariais e governamentais em dois principais eixos de atuação: Iniciativa Educação Aberta e Design Thinking para Educadores.

Iniciativa Educação Aberta (www.aberta.org.br) é uma plataforma desenvolvida em parceria com a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do NIED/Unicamp que reúne referências, notícias, publicações e cursos sobre educação aberta e recursos educacionais abertos (REA). Em 2017 lançou o Guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos (www.educadigital.org.br/guiaEA)

Design Thinking para Educadores (www.dtparaeducadores.org.br) é um material educativo, traduzido e adaptado pelo Instituto Educadigital em 2014 do original Design Thinking for Educators, da IDEO, agência de inovação norte-americana. Por ser um REA, está disponível para download, distribuição e adaptação. Trata-se de uma abordagem que favorece a cocriação entre educadores, estudantes e gestores para a solução de problemas comuns do cotidiano da escola relacionados a currículo, prática pedagógica, convivência, espaços e ferramentas.

Priscila Gonsales, fundadora e diretora-executiva do IED, foi selecionada em 2013 como fellow Ashoka, instituição global que identifica empreendedores sociais no mundo todo. O Instituto Educadigital é responsável pela Biografia Colaborativa da professora doutora da UFRGS, Lea Fagundes, pioneira em educação digital no Brasil.

Educadigital recebeu o Prêmio ARede em 2014 com o projeto REA.br
  • Em 2012, começou o projeto de Biografia Colaborativa da Léa Fagundes, o qual a OSC se disponibilizou para realizar o registro histórico da educadora em vídeo, que desde 1990 já acreditava em ensino digital, assim como a OSC; O projeto foi concretizado por meio de financiamento coletivo no site Catarse com mais de 200 apoiadores: www.educadigital.org.br/biodaleafagundes
  • Em 2012, antes de lançar o material Design Thinking para Educadores, assessorou o Instituto Akatu a criar a plataforma educativa que associal letramento digital e consumo consciente, Edukatu: www.edukatu.org.br
  • Em 2013, assessorou os institutos Inspirare e Natura na construção do Escola Digital, que veio a ser a primeira plataforma brasileira que indica recursos educacionais digitais em diferentes formatos e categorizados por disciplinas, nível de ensino, licença de uso, dentre outros itens.
  • O REA.br (Recursos Educacionais Abertos - Brasil) foi criado em 2008 com financiamento internacional da Open Society Foundation para advocacy pela causa dos recursos educacionais abertos junto aos poderes legislativos federal, estadual e municipal.
  • Em 2016, realizou o projeto IUHACK, um hackathon com jovens do Ensino Médio que, com base na abordagem do Design Thinking, colaboraram entre si para prototipar melhorias par a gestão da escola; desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco, chegou a 5 estados do Brasil (GO, ES, CE, PA e PI).

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

Referências

  1. «Beta Design - Instituto EducaDigital». betadesign.com.br. Consultado em 18 de junho de 2015. Arquivado do original em 18 de junho de 2015 
  2. «Blog do Rodrigo Morais». tumblr.com 
  3. por Giulliana Bianconi. «Biografia colaborativa: Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes». Catarse 
  4. «Escola Digital - Instituto Natura». institutonatura.org.br 
  5. «REA». rea.net.br 
  6. Davi Lira (24 de maio de 2013). «Só 2% dos professores usam tecnologia em sala de aula». Exame 
  7. «Jornal do Brasil». Jornal do Brasil 
  8. «G1 - Site reúne 1.200 objetos digitais de ensino indicados por professores - notícias em Educação». Educação