Instituto Romaguera Correa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto Estadual Romaguera Correa é a primeira escola pública localizada em Uruguaiana.

Partiu de dona Simeana, esposa de Romaguera Corrêa, Prefeito da época, o desejo de se criar uma escola pública, visto que na época só havia uma escola particular, o União.Assim, ela organizou diversos eventos com as Damas da Sociedade Uruguaianense, a fim de arrecadarem recursos que possibilitassem a construção da Escola, o que obteve êxito e grande apoio. A escola foi erguida e inaugurada em 3 de julho de 1882.

Desde então, a Escola está aberta a comunidade e trabalha com seus professores pela educação e formação de jovens e adultos, atende diferentes segmentos da sociedade e trabalha por uma educação de qualidade.

Primeiramente teve seu funcionamento no Prédio que hoje está instalada a Prefeitura Municipal. Com a ampliação das séries e do aumento considerado de alunos, a escola mudou-se para o atual prédio, funcionando até a 6ª série do Ensino Fundamental ( 1983) e, no noturno, abrigava a Escola Cenecista com curso de Contabilidade.

Por estar localizada em área central e de fácil acesso as pessoas que trabalham nessa área da cidade, passou a ter uma grande clientela, que exigia a ampliação das séries. Posteriormente,implantou-se as 7ª e 8ª séries. Na gestão da professora Yeda Ramires, a comunidade se envolveu e contribuiu muito para que fosse implantado o ensino médio. Primeiramente, com a opção de curso noturno, já que o Prédio estava ocioso nesse horário, visto que a CNEC havia se mudado para Prédio próprio.E,ano seguinte, passou a funcionar no diurno, pela manhã, a fim de atender a clientela existente. Sempre, com a intenção de atender a clientela e as necessidades da educação, alguns professores da escola buscaram o apoio da comunidade escolar e os mobilizaram à participação popular buscando a ampliação de mais salas, o que foi atendido pelo Governo da època.

A escola possui: Biblioteca, bar,sala de informática,refeitório, sala da assistência,sala da Banda, sala do Grêmio Estudantil, quadra esportiva, audiovisual, laboratório de química, secretaria, supervisão escolar, orientação escolar, saguão onde são realizadas as reuniões e atividades escolares e 19 salas de aula. Além da construção de uma sala de recursos para as séries iniciais. Hoje, (2010), a escola conta com aproximadamente,105 professores,15 funcionários e,uma clientela de 1800 alunos,vindos de diferentes localidades e bairros, que estudam nos três turnos, de ensino fundamental, 1º ano até Ensino Médio. Conhecida na cidade como "Romaguera", é a mais antiga escola pública da cidade e uma das mais tradicionais escolas da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Possui diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo: dia das mães, dia dos pais, dia da solidariedade, dia do desafio,gincana cultural alusiva ao aniversário da Escola, semana Farroupilha, Semana da Criança, Festa da Primavera, Mostra cultural, Mostra Pedagógica, Feira das Profissões, Dia do Professor, Dia da Consciência Negra, Meio ambiente, Desfile alusivo a Semana da Pátria,dentre outras.

Nas turmas de séries iniciais, 1º e 2º ano desenvolvem o Programa Alfa e Beto, promovido pelo Governo do Estado.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.