Intranet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos.

Pelo fato de sua aplicação, todos os conceitos TCP/IP se empregam à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Para tanto, a faixa de endereços IP reservada para esse tipo de aplicação é de 192.168.0.0 até 192.168.255.255.

Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de acesso.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 19 de Abril de 1995, num artigo de autoria técnica de Stephen Lawton[1] , na Digital News & Reviews.

Aplicabilidade[editar | editar código-fonte]

Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet em uma empresa, para que possamos compreender melhor.

  • Um departamento de tecnologia disponibiliza aos seus colaboradores um sistema de abertura de chamado técnico;
  • Um departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
  • Um departamento pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, vale transporte, etc...
  • Um diretor em reunião em outro país, acessando os dados corporativos da empresa, por meio de uma senha de acesso.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc.) é constante, buscando reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

Apesar do seu uso interno acessando os dados corporativos, a intranet, permite que microcomputadores localizados em uma filial, se conectados à internet por meio de senha, acessem conteúdos que estejam em sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

Diferenças entre termos comuns[editar | editar código-fonte]

  • LAN: É uma rede local onde dois ou mais computadores se conectam ou até mesmo dividem o mesmo acesso à internet. Neste tipo de rede, os hosts se comunicam entre si e com o resto do mundo sem "nenhum" tipo de restrição.
  • Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo inteiro, através do protocolo de internet facilitando o fluxo de informações espalhadas por todo o globo terrestre.
  • Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessá-lo por esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à ela.
  • Extranet: Permite-se o acesso externo às bases corporativas, liberando somente dados para fins específicos para representantes, fornecedores ou clientes de uma empresa. Outro uso comum do termo extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde apenas os usuários registrados (previamente autenticados por seu login e senha) podem navegar. Por exemplo, um cliente acessando somente os seus dados específicos em um extrato bancário on-line.

Comparativo entre as tecnologias[editar | editar código-fonte]

O quadro abaixo mostra uma comparação feita entre as tecnologias citadas e os serviços prestados.

Internet Intranet Extranet
Acesso Restrito Não Sim Sim
Comunicação Instantânea Sim Sim Sim
Comunicação Externa Sim Sim Sim
Compartilhamento de Impressoras Não Sim Não
Compartilhamento de Dados Sim Sim Sim
Rede Local(LAN) Não Sim Não

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. LAWTON, Stephen, artigo na Digital News & Review, "Intranets Fuel Growth of Internet Access Tools"


Livro: INTRANETS Como Implantar Com Sucesso Na Sua Empresa, Autor: Gordon Benett, Editora Campus, ISBN 85-352-0117-3

Ver também[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.