Invasão Mongol da Bulgária do Volga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde maio de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Invasão Mongol da Bulgária do Volga durou entre 1223 a 1236.[1]

A campanha mongol[editar | editar código-fonte]

Primeira tentativa[editar | editar código-fonte]

Em 1223, após vencer os exércitos russos e cumanos na Batalha do rio Kalka, um exército mongol sob a liderança dos generais Subedei e Jebe Noyon foi enviado para subjugar a Bulgária do Volga. No entanto a cavalaria mongol foi pega em uma emboscada e vencida próxima as colinas de Zhiguli na margem direita do Volga, e o restante do exército se retirou.

Segundo ataque[editar | editar código-fonte]

Em 1229 os mongóis retornaram sob o comando dos generais Kukday e Bubede. Esta força venceu os guardas de fronteira búlgaros no rio Ural e começou com a ocupação do vale do alto Ural. Em 1232 a cavalaria mongol subjugou a parte sudeste da Bashkíria e ocupou algumas áreas do sul do território búlgaro do Volga.

Se seguindo a falha dos vários lordes búlgaros em se unirem em uma defesa comum, os mongóis voltaram em 1236. As forças mongóis lideradas por Batu Khan sitiaram e capturaram Bolgar, Bilär, Suar, Cükätaw e outras cidades e castelos da Bulgária do Volga. Os habitantes foram mortos ou vendidos como escravos. Desde então a Bulgária do Volga se tornou parte do Ulus de Jochi, depois conhecido como a Horda de Ouro. Foi dividida em direrentes "ducados"; depois cada um desses se tornou vassalo da Horda de Ouro e recebeu alguma autonomia.

Referências

  1. Viacheslav, Shpakovsky; Nicolle. Armies of the Volga Bulgars & Khanate of Kazan: 9th–16th centuries (em inglês). [S.l.]: Osprey Publishing