Invasão Mongol da Bulgária do Volga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa da invasão Mongol da Bulgaria do Volga

A Invasão Mongol da Bulgária do Volga durou entre 1223 a 1236.[1]

A campanha mongol[editar | editar código-fonte]

Primeira tentativa[editar | editar código-fonte]

Em 1223, após vencer os exércitos russos e cumanos na Batalha do rio Kalka, um exército mongol sob a liderança dos generais Subedei e Jebe Noyon foi enviado para subjugar a Bulgária do Volga. No entanto a cavalaria mongol foi pega em uma emboscada e vencida próxima as colinas de Zhiguli na margem direita do Volga, e o restante do exército se retirou.

Segundo ataque[editar | editar código-fonte]

Em 1229 os mongóis retornaram sob o comando dos generais Kukday e Bubede. Esta força venceu os guardas de fronteira búlgara no rio Ural e começaram com a ocupação do vale do alto Ural. Em 1232 a cavalaria mongol subjugou a parte sudeste da Bashkíria e ocupou algumas áreas do sul do território búlgaro do Volga.

Seguiu-se a falha dos vários lordes búlgaros em se unirem em uma defesa comum. Os mongóis voltaram em 1236. As forças mongóis lideradas por Batu Khan sitiaram e capturaram Bolgar, Bilär, Suar, Cükätaw e outras cidades e castelos da Bulgária do Volga. Os habitantes foram mortos ou vendidos como escravos. Desde então a Bulgária do Volga se tornou parte do Ulus de Jochi, depois conhecido como o Canato da Horda de Ouro. Foi dividida em diferentes "ducados"; depois cada um desses se tornou vassalo da Horda de Ouro e recebeu alguma autonomia.

Referências

  1. Viacheslav, Shpakovsky; Nicolle. Armies of the Volga Bulgars & Khanate of Kazan: 9th–16th centuries (em inglês). David. [S.l.]: Osprey Publishing