James Hinchcliffe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Hinchcliffe
James Hinchcliffe Indy 2011.jpg
Hinchcliffe na Indy 500 de 2011.
Nome completo James Hinchcliffe
Nacionalidade    Canadá Canadense
Data de nascimento 5 de dezembro de 1986 (28 anos)
Outros campeonatos
2009-2010
2006-2008
2006-2008
Indy Lights
Fórmula Atlantic
A1 GP

James Hinchcliffe (Oakville, 5 de dezembro de 1986) é um automobilista canadense[1] .

Começou no kart, competindo na modalidade até 2004, ano em que disputou a Fórmula BMW USA, onde foi o melhor rookie da temporada. Em 2005, correu na Star Mazda Series, terminando em terceiro lugar. No ano seguinte, passa a correr na Fórmula Atlantic, onde encerrou a temporada na décima colocação.

A1 GP[editar | editar código-fonte]

No mesmo período em que pilotava na Atlantic, Hinchcliffe participou de vinte etapas da antiga A1 GP, pela A1 Team Canada, tendo como melhor resultado o segundo lugar na Feature Race (prova de duração mais curta, realizada no domingo) na República Tcheca.

Lights e IndyCar[editar | editar código-fonte]

Entre 2009 e 2010, Hinch disputaria 28 corridas da Indy Lights, pelas equipes Sam Schmidt e Moore. Em 2010, emplacou três vitórias (Long Beach, Edmonton e Chicago), além de obter oito pódios. Terminou com o vice-campeonato, ficando atrás do campeão Jean-Karl Vernay por 13 pontos.

Em 2011, não assina com nenhuma equipe para disputar o GP de St. Petersburg, tendo chegado a acordo com a Newman-Haas a partir da etapa do Alabama. Encerra a temporada em décimo-segundo lugar, com 302 pontos, e um três quartos-lugares como resultados mais relevantes.

Acidente em Indianápolis[editar | editar código-fonte]

Em 2015, durante uma sessão de treinos para a prova das 500 milhas de Indianápolis, Hinchcliffe sofreu um acidente grave, perdendo o controle na curva 3 chocando-se com força no muro do autódromo, destruindo quase toda lateral direita do carro.O piloto canadense manteve-se consciente após a batida e foi transferido de carro ao Hospital Metodista de Indianápolis, onde passou por uma cirurgia. Segundo a organização da Fórmula Indy, ele sofreu uma lesão grave na coxa esquerda, porém não correu risco de vida.A equipe anunciou Ryan Briscoe como substituto do piloto para a prova das 500 milhas de Indianápolis. Além de Hinchcliffe, outros três pilotos sofreram acidente durante as sessões de treino, sendo eles: Hélio Castroneves, Josef Newgarden e Ed Carpenter.A Honda revelou que o acidente ocorreu devido a um problema localizado na suspensão direita do carro de Hinchcliffe.

Links[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Superspeedway (10 de fevereiro de 2012). Perfil de James Hinchcliffe.
Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.