Jesus curando o cego de nascença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesus curando o cego.
Pelo Meister der Darmstädter Passion, atualmente na Staatsgalerie Stuttgart, na Alemanha.

Jesus curando o cego de nascença é um dos milagres de Jesus, relatado apenas em João 9:1–38.

Narrativa bíblica[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Evangelho de João, Jesus viu homem que era cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego, ele ou seus pais?"

Jesus respondeu:

«Nem ele pecou nem seus pais, mas isto se deu para que as obras de Deus nele sejam manifestas. É necessário que façamos as obras do que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Estando eu no mundo, sou a luz do mundo. Tendo assim falado, cuspiu no chão e, fazendo lodo com o cuspo, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo: Vai lavar-te no tanque de Siloé (que quer dizer, "Enviado"). Ele foi, lavou-se e voltou com vista. Então os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que se assentava para mendigar?

É ele mesmo, respondiam uns; não é, mas é parecido com ele, diziam outros. Porém ele dizia: Sou eu mesmo. Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos? Respondeu ele: Aquele homem chamado Jesus fez lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: Vai a Siloé e lava-te; então fui, lavei-me e fiquei vendo. Eles lhe perguntaram: Onde está ele? Respondeu: Não sei.» (João 9:3–5)

Interpretação[editar | editar código-fonte]

Neste milagre, Jesus se auto-intitula Luz do Mundo[1], o que remete aos versos em João 9:39, nos quais ele revela seu objetivo: que "...os que não veem, vejam; e os que veem, se tornem cegos"[1].

É um equivoco dizer que Jesus se auto intitula a luz do mundo Ele é a luz do mundo, essa é a visão do fariseismo os religiosos , que faziam parte do clero religioso e perseguiam Jesus porque não criam nas obras de Deus através de Jesus, pois os mesmos legislavam em causa própria.

Jesus combatia as obras de hipocrisia realizada através deste clero religioso.

no livro de João 8:12 . Falou - lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Conforme o texto acima, é incorreto fazer uma afirmativa que Jesus se auto intitula é um equivoco, pois Jesus realmente é a luz do mundo o termo que Ele usa é (Eu Sou ) está em letras maiúsculas é mesmo termo usado por Deus quando se manifestou na sarça a Moisés. (Êx 3.14 ); Abraão.( Gn15.7 ) os termos estão em letra maiúscula toda vez que eu sou está escrito em letra maiúscula é um termo usado só por Deus para se revelar ao homem Deus, se revela ao homem através de Jesus dizendo eu sou a luz do mundo, por isso os judeus praticantes do farisaísmo não suportavam ouvir Jesus falar desta forma pois os mesmos sabiam que só Deus poderia falar deste jeito pois ponto, Deus falou com os patriarcas e os profetas desta forma e naquele momento falava com eles mas eles não deram ouvido a voz de Deus através de Jesus ponto, ainda desta mesma forma Deus continua nos falando através do seu filho como está escrito no livro de hebreus 1.1 .

Por isso não podemos cair no equívoco como os religiosos praticantes do farisaísmo e outros segmentos que achavam que Jesus estavam se auto intitulando pois os mesmos não conseguiam ouvir ir a voz de Deus através de Jesus; não seja um religioso para que você não esteja lutando contra Deus como disse o sábio Gamaliel.


Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jesus curando o cego de nascença

Referências

  1. a b New Testament christology by Frank J. Matera 1999 ISBN 0664256945 page 235