Johannes Despauterius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Johannes Despauterius

Jan de Spauter (Ninove, circa 1480Komen, 1520) foi um humanista flamengo. O seu nome foi latinizado para Johannes Despauterius como era comum na Idade Média.

Com 18 anos, começou a frequentar o colégio De Lelie em Lovaina onde estudou durante três anos. Em Lovaina tornou-se Mestre de Artes, que significava ter estudado gramática latina, retórica, dialéctica, música, aritmética, geometria e astronomia.

Depois desses estudos, começou a ensinar. Depois de vários anos de ensino, Despauterius publicou vários livros sobre gramática latina (Syntaxis, Ars versificatoria, Grammatica pars prima e Ortographia), que se tornaram os principais estudos de referência para o estudo do latim nos séculos seguintes na Europa Ocidental.

A sua obra Carmina Ioannis Despauterii de arte grammatica foi publicada em Portugal no ano de 1555, e adotada no ensino da Ordem de Portugal entre 1555 e 1572.[1][2]

Referências

  1. Sónia Duarte e Rogelio Ponce de León. «A Gramática Racionalista na Península Ibérica (Séculos XVI-XIX)» (PDF). Universidade do Porto - Centro de Linguística. p. 22. Consultado em 26 de novembro de 2020. à edição que se realizou em Portugal da gramática de Johannes Despauterius: os Carmina Ioannis Despauterii de arte grammatica (Coimbra 1555) 
  2. Maria Carlota Rosa. «Revendo uma das críticas às descriçõesmissionárias». Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultado em 26 de novembro de 2020. viria a substituir a gramática do flamengo Johannes Despauterius (1460-1520), adotada nos colégios da Ordem em Portugal entre 1555 e 1572 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.