John Rolfe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rolfe (à direita, de pá atrás de Pocahontas) como retratado em O Batismo de Pocahontas, 1840, de John Gadsby Chapman.

John Rolfe (Heacham, Condado de Norfolk, 1585Bermuda Hundred, 1622) foi um explorador britânico, e um dos primeiros colonizadores do atual estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América.

Ao conhecer Pocahontas, filha do líder indígena Powatan, apaixonou-se por ela, e casaram-se em 1614.[1] Pelo fato de a noiva ser índia, ele teve de escrever uma carta ao rei pedindo permissão para casar-se. Pocahontas, então, se converteu ao Cristianismo e adotou o nome de Rebecca. Thomas Rolfe, seu filho, nasceu 30 de janeiro de 1615.

Pocahontas e Rolfe viajaram com o bebê para a Inglaterra, em 1616, e Pocahontas foi muito bem recebida. Entretanto, quando se preparavam para retornar à Virgínia, Pocahontas adoeceu e morreu. O filho deles ficou na Inglaterra, enquanto o pai retornou à colônia.

Em 1619, Rolfe casou com Jane Pierce, e tiveram uma filha, Elizabeth, em 1620. Elizabeth morreu em 1635, aos 15 anos de idade.

John Rolfe passou a viver em Bermuda Hundred, e morreu subitamente em 1622. Thomas Rolfe, o filho de Pocahontas e John Rolfe, mais tarde voltou a viver na Virgínia, e casou com uma inglesa da colônia, dando início à primeira família da Virgínia com raízes tanto inglesas como nativas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Winkler, Wayne. Walking Toward The Sunset: The Melungeons Of Appalachia. [S.l.]: Mercer University Press, 2005. 42 p. ISBN 0-86554-869-2