Saltar para o conteúdo

Jorge Braga de Macedo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 13: Linha 13:


==Biografia==
==Biografia==
Filho de [[Jorge Borges de Macedo]], historiador e pedagogo, e de sua mulher Branca Rosa de Mendonça Braga, é irmão da escritora [[Branca Braga de Macedo]] e cunhado do professor [[António Mendo de Castro Henriques]].

Frequentou o Lyceé Français Charles Lepierre, em [[Lisboa]], após o que ingressou na [[Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa|Faculdade de Direito]] da [[Universidade de Lisboa]], onde se [[Licenciatura|licenciou]], em 1971. Ingressou na [[Universidade de Yale]], nos [[Estados Unidos]], onde obteve sucessivamente os graus de [[mestre]] em [[Relações Internacionais]], em 1973, [[mestre]] e [[doutor]] em [[Economia]], o último dos quais em 1979. Foi admitido como [[professor]] assistente da [[Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa|Faculdade de Economia]] da [[Universidade Nova de Lisboa]], em 1976, tendo ascendido a professor associado, em 1987, e a professor catedrático, em 1996. Desde 2002 lecciona também no [[Institut d`Études Politiques]] em [[Paris]]. Leccionou, de resto, na [[Universidade Agostinho Neto]], em [[Angola]], na [[Universidade de Yale]], no [[Institut Européen d'Administration des Affaires]] e no Centre Européen d’Education Permanente, ambos em [[França]].

Desde 1984 é investigador associado do National Bureau of Economic Research, nos [[Estados Unidos]], e desde 1985, no [[Center for Economic Policy Research]], no [[Reino Unido]]. Pontualmente serviu, como consultor, a [[Confederação da Indústria Portuguesa]], o Banco Mundial, a United States Agency for International Development e os governos da [[Guiné-Bissau]], de [[São Tomé e Príncipe]] e de [[Angola]]. Foi técnico do Departamento de Pesquisa do [[Fundo Monetário Internacional]], entre 1978 e 1979, e integrou a Comissão de Reforma Fiscal do [[Ministério das Finanças]], de 1984 a 1988. É gerente da Braga de Macedo Consultores, Lda. e da TEcFinance, Lda., empresas que fundou e co-fundou em 1995 e 1997, respectivamente.

Na política, depois de ter sido nomeado, em 1988, para o lugar de director das Economias Nacionais (Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia), o qual exerceu até Agosto de 1991, assumiu funções como director-geral adjunto do Orçamento. Em 1991, eleito deputado à [[Assembleia da República]] pelo [[Partido Social Democrata (Portugal)|Partido Social Democrata]], foi nomeado a 31 de Outubro de 1991 107º [[Ministro das Finanças]] do [[XII Governo Constitucional]], mantendo-se em exercício até 1993. No exercício desse cargo minsterial foi, com o então Primeiro-Ministro [[Aníbal Cavaco Silva]], subscritor da outorga, a dois agentes da extinta [[PIDE]], de uma pensão por «altos serviços prestados à pátria», previamente exarada pelo [[Supremo Tribunal Militar]].

No [[Partido Social Democrata (Portugal)|PSD]] foi ainda membro do Conselho de Jurisdição Nacional, de 1992 a 1995.

É sócio correspondente da secção de Economia Política da [[Academia das Ciências de Lisboa]], desde 1997. Preside ao Grupo Português da Comissão Trilateral, desde 1995, onde promoveu a criação do [[Fórum Portugal Global]]. É autor de uma vasta obra bibliográfica, que abrange os domínios da economia, política, relações internacionais e direito.

A 30 de Janeiro de 2006 foi agraciado com a Grã-Cruz da [[Ordem do Infante D. Henrique]].<ref>http://www.ordens.presidencia.pt/</ref>

Casou em Lisboa a 30 de Novembro de 1972 com Maria Luísa Sarmento de Almeida Ribeiro (Lisboa, [[Lapa (Lisboa)|Lapa]], 5 de Novembro de 1950), de quem teve um filho João Estêvão de Almeida Ribeiro Braga de Macedo ([[New Haven]], [[Connecticut]], 1 de Junho de 1977) e uma filha Maria Ana de Almeida Ribeiro Braga de Macedo (New Haven, Connecticut, 3 de Outubro de 1984).

{{Referências}}


==Ligações externas==
==Ligações externas==

Revisão das 20h49min de 20 de junho de 2013

Jorge Braga de Macedo
Ministro(a) de Portugal
Período XII Governo Constitucional
  • Ministro das Finanças
Dados pessoais
Nascimento 1 de dezembro de 1946 (77 anos)
Lisboa
Partido Partido Social Democrata
Profissão Professor

Jorge Avelino Braga de Macedo GCIH (Lisboa, Santa Isabel, 1 de dezembro de 1946) é um professor de economia português.

Biografia

Ligações externas