Jorge de Lencastre, Duque de Aveiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jorge de Lencastre, Duque de Aveiro
Nascimento 1548
Morte 1578
Progenitores
Filho(s) Juliana de Lencastre, Duquesa de Aveiro
Arms of Jorge de Lencastre, Duke of Coimbra.svg

D. Jorge de Lencastre (m. Alcácer Quibir, 4 de Agosto de 1578) foi o 2º Duque de Aveiro e o 2º Marquês de Torres Novas. Era filho do 1º Duque de Aveiro, D. João de Lencastre.

Fidalgo da Casa Real, antes da morte do pai usava o título de Marquês de Torres Novas. Nessa qualidade assistiu às cortes de 1562 e de 1568. Acompanhou o rei D. Sebastião a África em 1574, depois à entrevista com Filipe II em Guadalupe, e também com o Rei embarcou de novo para África na expedição de 1578. Na batalha de Alcácer Quibir comandou um corpo de cavalaria organizado à sua custa, composto de gente sua; e tomando parte na carga dada pelo próprio Rei para livrar a artilharia que os inimigos tinham quase tomado, caiu morto, como muitos fidalgos.

Casamento e Descendência[editar | editar código-fonte]

D. Jorge casara-se em 1550 com D. Madalena Tellez Giron, filha do 4º Conde de Ureña, fidalgo espanhol, e irmã do 1º Duque de Ossuna.

Deste casamento nasceu D. Juliana de Lencastre, nascida até 1578 e morta em 1636. Depois de demanda com seu primo D. Álvaro de Lencastre acerca da sucessão da casa e ducado de Aveiro, veio a casar-se com ele, por determinação do rei D. Filipe I em 1588. D. Álvaro era filho de D. Afonso de Lencastre, comendador-mor de Santiago (segundo filho do 2º Duque de Coimbra), e de D. Violante Henriques.


Precedido por
João de Lencastre
Armas duques aveiro.png
Marquês de Torres Novas

1548 - 1578
Sucedido por
Jorge de Lencastre
Precedido por
João de Lencastre
Armas duques aveiro.png
Duque de Aveiro

1571 - 1578
Sucedido por
Juliana de Lencastre
e
Álvaro de Lencastre