Katimoho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Katimoho ou Timoho ou Katimaha ( Kleinhovia hospita ) é uma planta que não é cultivada apenas em Java, mas também é encontrada em todas as áreas da Indonésia. Em sundanês é chamado de tangkele, ou tangkolo. Em Lampung e Medura é chamado de mangar. Em Bali é chamado katimaha, em Makassar é chamado de madeira paliasa. Em Florès chama-se kandanga e em Ambon chama-se katimahar.

Katimoho é freqüentemente encontrado em florestas secundárias, pastagens e lugares não é cultivado acima de 500 pés. Muitas vezes cresce nas margens dos rios, especialmente em áreas com a terceira estação, e também em florestas de teca. A Timoho produz uma madeira leve, macia, marrom, rosada e de textura levemente macia. Embora seja fácil de secar, trabalhar e envernizar, é menos durável.

Exceto para certos usos, o cabelo de madeira raramente é feito. Apenas a madeira Timoho que tem cor ou linhas de madeira/grão de madeira preta devido a doenças é cara para artesanato. Esse tipo de madeira é chamada de pellets e na época é cara porque é utilizada como matéria-prima para artesanato. Por exemplo, para cabos e bainhas de adagas, cabos de armas, pequenas caixas e outros. A madeira Timoho, que tem veios redondos ao redor da protuberância e é pesada e dura, é frequentemente preferida para o cabo de um arco ou badik.

O nome da aldeia[editar | editar código-fonte]

Aldeias em East Java / Central Java / DIY que usam o nome timoho ou katimoho, sim[1]

Não Aldeia/Kelurahan Distrito Regência
1 Fonte Katimoho Apoiar Probolinggo
2 Katimoho Paz grego

[1]

Referência[editar | editar código-fonte]

  1. a b Santosa, Iman Budhi. Suta Naya Dhadhap Waru: Manusia Jawa dan Tumbuhan. [S.l.]: Interlude. ISBN 978-602-6250-42-1