Lâmina dentária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dentallamina11-17-05.jpg

A lâmina dentária é uma banda de tecido epitelial visto em secções histológicas no desenvolvimento de um dente. A lâmina dental é primeira evidência de dente e começa a se desenvolver na sexta semana no útero ou três semanas após a ruptura da membrana bucofaringeal. É formado nas células do ectoderma oral e se proliferam mais rapidamente do que células de outras áreas. Eventualmente, a lâmina dentária desintegra-se em pequenos aglomerados de epitélio e é reabsorvido. Nas situações em que os não são reabsorvidos, cistos são formadas ao longo do desenvolvimento dente e retardam a sua erupção na cavidade bucal.

Etapas da lâmina dentária[editar | editar código-fonte]

Classificação dos três tipos de lâmina dentária, de acordo com a atividade funcional e a sua cronologia.

  1. Lâmina Primária (6 – 7 semanas V.I.U. até completar 2º mês de V.I.U.): relaciona-se com a dentição decídua, e ocorre durante o 2º mês de vida intra-uterina.
  2. Lâmina Secundária (4º mês V.I.U. aos 10 meses idade): responsável pela formação dos dentes permanentes de substituição, formada sempre do lado lingual do órgão dental do correspondente dente decíduo. Para os incisivos centrais permanentes forma-se a lâmina secundária no 5º mês de vida intra-uterina. A lâmina do 2º pré-molar se forma na criança com 10 meses de idade.
  3. Lâmina Terciária (4º mês V.I.U. até cinco anos de idade): à medida que as arcadas dentárias se alongam, a lâmina primária cresce para distal, e com esta expansão forma-se a lâmina terciária, de onde surgirão os primórdios dos órgãos dentais dos molares permanentes, que não são dentes de substituição.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia