Lâmpada de cátodo oco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Diagrama básico de uma HCL.

Uma lâmpada de cátodo oco (HCL, do inglês hollow-cathode lamp) é um tipo de lâmpada usada na análise física e química como uma fonte de linha espectral (por espectrometria de absorção atômica, por exemplo) e como um sintonizador de frequência para as fontes de luz, tais como lasers

Uma HCL geralmente consiste de um tubo de vidro que contém um cátodo, um ânodo e um gás tampão (normalmente um gás nobre). Uma grande tensão entre o ânodo e cátodo fará com que o gás tampão ionize, criando um plasma. Os íons do gás tampão serão então acelerados para o cátodo de pulverização catódica a partir de átomos de fora do cátodo. Tanto o gás tampão e os átomos de cátodo atomizados por sua vez serão excitados pelas colisões com outros átomos / partículas no plasma. Como estes átomos de decaimento excitados para estados inferiores, eles emitem fótons, que pode então ser detectado e de um espectro pode ser determinada. Tanto o espectro a partir do tampão de gás ou o próprio material do cátodo atomizados, ou ambos, podem ser de interesse.

Ícone de esboço Este sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.