Língua satawalesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Satawalês
Falado(a) em: Estados Federados da Micronésia
Região: Ilhas Carolinas
Total de falantes: 460 (1987)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésias
  Oceânica
   Micronésia
    Micronésia Nuclear
     Trukic
      Satawalês–Mortlockês
       Satawalês
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: stw

O Satawalês é uma língua Micronésia falada nas Ilhas Carolinas, Estados Federados da Micronésia. É parcialmente inteligível com a língua mortlockesa.

História[editar | editar código-fonte]

O Satawalês é uma língua falada na ilha de Satawal, Estados Federados da Micronésia. O idioma também é falado no estado Yap, atóis e ilhas próximas como Lamotrek, Woleai, Puluwat, Pulusuk, e Chuuk. Populações menores de falantes também podem ser encontradas em Saipan, a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte e em algumas partes dos Estados Unidos. De acordo com um censo de 1987, o Satawalês é falado por cerca de 460 pessoas, porém, este número tem crescido, de acordo com uma contagem feita pelo pesquisador Kevin Roddy que relataram por cerca de 700 falantes em 2007.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Satawalese é identificado como língua Austronésia, sendo do subgrupo Truukic. Descoberta pelo estudioso Edward Quackenbush, o subgrupo Truukic é um grupo 17 de dialetos e línguas que ese estendem por cerca de 2.100 quilômetros através do Pacífico ocidental (Roddy, 2007). Essa cadeia começa em Chuuk no leste e vai até Sonsorol , em Palau no oeste. No centro desse continuum dialetal está o Satawalês. Usando o método comparativo, que envolve a observação de vocabulário, semelhanças e correspondências de som, os linguistas conseguiram ligar Satawalês bem como suas línguas irmãs a essa família linguística. Línguas irmãs do Satawalês incluem Caroliniano, Chuukes, Mapia, Mortlockes, Namonuito, Paafang, Puluwatese, Sonsorol, Tanapag, Tobiana, Ulithiana e Woleaiana.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Consoantes[editar | editar código-fonte]

O Satawalês apresenta13 consoantes específicas. /p/, /f/, /m/, /w/, /n/, /t/, /s/, /r/, /j/, /k/, /t͡ʃ/, /ŋ/, /ɻ/ (escrita - alfabeto latino)

A existência do fonema /g/ em Satawalês é debatida em Satawalese . Alguns estudiosos acreditam que o fonema a ser um alofone de /k. Alguns sugerem que na linguagem Satawalese ambos os fonemas podem ser trocadas entre si, sem alterar o significado de uma palavra . Estudos opostos sugerem que /g/ seja um fonema separado. Por causa da evidências que mostram o uso de um /g / próprio na conversação Satawalesa, a sugestão de que ele é o seu próprio fonema tem uma posição mais forte .

O fonema Satawalês /l/ tem sido identificad como um alofone para o fonema / n / devido à influência das línguas vizinhas. O som / l / não está incluído no inventário fonema Satawalês, mas faz parte das linguagens semelhantes das proximidades. Esse som é compreendido para transmitir os mesmos significados que ofonema / n / produzir, mas em algumas línguas há casos em que os papéis não podem ser invertidas; / l / será capaz de tomar o lugar de / n / mas / n / não pode tomar o lugar de / l /.

Vogais[editar | editar código-fonte]

O Satawalês apresenta nove vogais:/i/, /a/, /o/, /u/, /æ/, /ɛ/, /ʉ/, /ɞ/, /ɒ/.[1]

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

E pwe faen fitou aei aenganiuk pwe o pwe pweoipweokto noaumw saar ikine o pwe moa seokseok wiirh?

Português

Quantas vezes eu tenho que dizer pra você para trazer uma machete com você quando for colher bananas?

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bilbliografia[editar | editar código-fonte]