La Schtroumpfette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La Schtroumpfette
3º Álbum da série Les Schtroumpfs

A Schtroumpfette num mural em Bruxelas
País de origem  Bélgica
Língua de origem francês
Editora(s) Dupuis
Colecção Les Schtroumpfs
Primeira edição 1967
Género comédia
Autor(es) Peyo e Yvan Delporte
Personagens principais Lista de personagens de Les Schtroumpfs
Local da acção  Bélgica
Título(s) em português ~"A Strunfete" e "A Smurfete" (Brasil)
"A schtroumpfzinha" r "A estrumpfina" (Portugal)
Editora(s) lusófona(s) Editora Vecchi, Editora Abril (Brasil)
Asa, Editorial Pública, Círculo de Leitores (Portugal)
Títulos da série Les Schtroumpfs
Le Schtroumpfissime (1965)
L'Œuf et les Schtroumpfs
(1968)

La Schtroumpfette (Em Portugal: A schtroumpfzinha e A estrumpfina,[1] no Brasil: A Strunfete[2] e A Smurfete)[3] é o terceiro álbum da série de quadrinhos franco-belga Les Schtroumpfs em língua francesa original, de cartunista belga Peyo. A história também foi transformada em um episódio do programa de animação dos Schtroumpfs, onde a única diferença significativa conhecida é que Schtroumpfette permanece na vila pelo resto da série. Além da história titular, ela contém outra chamada La Faim des Schtroumpfs.

Enredo[editar | editar código-fonte]

La Schtroumpfette

Gargamel quer se vingar dos Schtroumpfs por sua derrota humilhante nas mãos deles. Ele decide que o plano mais horrível de destruí-los seria enviar-lhes um Schtroumpf feminino, que os seduzirá e os levará à sua destruição. Assim, ele a molda de argila e a mergulha em uma poção, criando Schtroumpfette.

Schtroumpfette é enviada para a vila dos Schtroumpfs, e os outros fazem amizade com ela, apesar de mais tarde ela ser irritante, embora com bom significado. Ela é muito faladora, um pouco mandona, excessivamente amigável e histérica. A princípio, Schtroumpfette se parece com um Smurf masculino, com cabelos pretos desgrenhados, nariz grande e olhos bastante grosseiros, a única coisa que a separa do resto é o vestido branco; não exatamente a atraente sedutora que Gargamel tentou criar.

Alguns Schtroumpfs ficam cansados ​​dela, então decidem fazer um truque: eles a fazem pensar que ela está acima do peso (ajustando uma balança, colocando-se em um espelho deformado, fazendo-a ouvir uma conversa desagradável ...).

Tornando-se deprimida, ela percebe que não é bonita e Le Grand Schtroumpf decide ajudá-la: ele usa borrões de plástico nela por dias e noites, e Schtroumpfette sai com cabelos loiros, feições mais delicadas, cílios mais longos, andando e agindo com muito mais graça.

Todos os Schtroumpfs instantaneamente se apaixonam por ela e logo depois, todos tentam seduzi-la por diferentes meios. A competição e o ciúme acabam trazendo caos e violência entre os Schtroumpfs, que estão prontos para qualquer coisa para agradá-la, até pintando a represa do rio de rosa.

A gota d'água é quando Schtroumpfette força Schtroumpf Poète a abrir a represa para ela, apenas para que ela possa ver a água jorrando. A barragem fica presa e a vila é inundada. Mesmo após o fechamento da barragem, a vila está em um estado desastroso. Quando Le Grand Schtroumpf descobre que Schtroumpfette é indiretamente responsável, ele diz a ela que ela só trouxe problemas. Furiosa, Schtroumpfette diz a todos que ela deve voltar para Gargamel. Depois de ouvir isso, Le Grand Schtroumpf ordena que ela seja presa e a coloca em julgamento.

O julgamento mostra-se bastante tendencioso, a maioria dos Schtroumpfs apoia a inocência de Schtroumpfette. Schtroumpf Farceur (que é advogado de Schtroumpfette) lembra que ela foi capaz de seduzir os Schtroumpfs por causa de Le Grand Schtroumpf, que a tornou atraente. A Schtroumpfette é declarada inocente.

Schtroumpfette não aguenta mais ver os Schtroumpfs lutando entre si por ela, então ela deixa a vila indefinidamente, deixando uma mensagem dizendo que estará de volta um dia (o que ela eventualmente faz).

Embora estejam tristes com o evento, Le Grand Schtroumpf os anima dizendo que eles devem se vingar de Gargamel e provar a ele seu próprio remédio: eles criam uma mulher humana feia e gorda de barro (como Gargamel fez com Schtroumpfette) e mande-a para a casa dele, onde ela pede desesperadamente abrigo, falando em Schtroumpf.

A história termina com Gargamel fugindo dela, resmungando que ele se vingará.

La Faim des Schtroumpfs

O inverno está próximo e os Schtroumpfs estão coletando comida, porém, dias após o inverno chegar, o armazenamento de alimentos é destruído pelo fogo. Para sobreviver, eles são forçados a deixar a vila e encontrar um lugar onde possam se alimentar. Depois de longos dias viajando no deserto frio, eles encontram um castelo humano onde seu senhor vive sozinho depois de perder toda a sua fortuna. Tentando encontrar comida restante, eles tropeçam em uma sala secreta de jóias. Eles compartilham sua descoberta com o senhor, que pode comprar comida para eles. Os Schtroumpfs são capazes de voltar para a vila.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Quando a história da Schtroumpfette foi adaptada para série de desenho animado The Smurfs (1981–1989) que foi produzida pela Hanna-Barbera Productions, a cobertura de plástico foi transferida para depois do incidente da barragem e do julgamento subsequente Com o julgamento, todos os Schtroumpfs são retratados com raiva da traição de Schtroumpfette e só mudam de ideia quando ela confessa que é um peão de Gargamel.

Algum tempo depois de Schtroumpfette ter seu novo visual, Gargamel entra em contato com ela e depois de notar que ela mudou, ele diz que pode ajudá-la a retribuir os Schtroumpfs com uma festa surpresa ao lado do grande carvalho. Claro, acaba por ser uma armadilha. Schtroumpfette chega tarde e depois de descobrir que havia sido enganada, ela se disfarça de Schtroumpf masculino, resgata os outros Schtroumpfs e derrota Gargamel. O episódio termina com Gargamel fugindo da mulher humana caseira que os Schtroumpfs criaram enquanto Schtroumpfette, com sua lealdade agora claramente estabelecida, é totalmente bem-vinda à comunidade Schtroumpf.

Referências

  1. «Schtroumpfs». Bedeteca Portugal. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  2. «Strunfs, Schtroumpfs ou Smurfs?». UNIVERSO HQ. 14 de agosto de 2006. Consultado em 1 de novembro de 2019 
  3. «OS Smurfs # 2». UNIVERSO HQ. 1 de dezembro de 2008. Consultado em 30 de outubro de 2019