Lago Burtnieks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Burtnieks
Burtnieka ezers
Lago Burtnieks
Lago Burtnieks
Localização
Coordenadas 57° 44' N 25° 14' E
País  Letônia
Características
Área * 40,07 km²
Comprimento máximo 13,3 km
Largura máxima 5,5 km
Profundidade média 2.4 m
Profundidade máxima 3.3 m
Volume * 0,0881 km³
Bacia hidrográfica 2215
Efluentes Rio Salaca
Lago Burtnieks está localizado em: Letónia
Lago Burtnieks
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Burtnieks (em letão: Burtnieka ezers, em estoniano: Asti järv) é o quarto maior lago da Letónia. Com 40,07 km2de área, é um lago superficial com uma profundidade média de 2,9 m. O leito do lago é principalmente arenoso, sendo em alguns lugares um pouco lamacento. Na parte sudeste do lago há rocha calcária do Devónico. O lago tem 17 espécies de peixes, como vairão, salmão, caboz, enguia e pique, e há áreas para a caça aos patos.[1] As margens são superficiais e arenosas, mas ao longo da costa sul as ondas criaram falésias de arenito. Após a regulação do rio Salaca em 1929, o nível do lago desceu 1 m, e muitos dos rasos expostos cresceram cobertos de juncos e algas. O lago contém três ilhas com uma área total de 14.000 m2. O lago fica inteiramente dentro da Reserva da Biosfera do Norte de Vidzeme. Pequenos fluxos da Letónia e da Estónia - Aunupīte, Bauņupīte, Briedes upe, Dūres upe, Ēķinupe, Rūjas upe e Sedas upe fluem para o lago.

O Burtnieks é a fonte do rio Salaca, de 95 km de comprimento, que flui para o canto noroeste do Golfo de Riga. Antigamente o lago era conhecido como Astijärv ou Aster, quando o norte de Vidzeme era habitado pelos Livónios. O lago é um cenário importante da obra épica nacional letã Lāčplēsis, e aparece em muitas histórias do folclore letão.[2] Algumas pequenas aldeias localizam-se nas suas margens, a maior delas é Burtnieki.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fundação da Capital Cultural da Letónia e Burguinski, Conselho Paroquial de Burtnieki 2000. Burtnieki. O lago Vida, Riga, página 7.
  2. Cukurs R. 1930. Burtnieku ezers un tā upes Ar piecām kartēm un 27 ilustrācijām, Rīga, Valtera un Rapas akc. sab. izvedums, 5.,6. lpp.
  3. Informācija par Burtnieku ezeru - lago Burtnieks - site ezeri.lv