Lago Manágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manágua
Lago Manágua
O lago Manágua, no canto superior esquerdo da imagem
Localização
País Nicarágua
Localidades mais próximas Manágua
Características
Área * 1.042 km²
Comprimento máximo 58 km
Largura máxima 32 km
Profundidade média 9,5 m
Profundidade máxima c. 39 m
Afluentes rios Sinecapa e El Viejo
Efluentes rio Tipitapa
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Manágua (também conhecido como lago Xolotlán) é um lago da Nicarágua. Tem dimensões aproximadas de 65 por 25 km, com uma superfície total de 1042 km² e uma profundidade média de 9,5 metros (atingindo máximos da ordem dos 39 metros). A capital da Nicarágua, Manágua, está situada na margem sudoeste deste lago.

O Lago Manágua foi fortemente poluído, em parte pelas descargas de mercúrio feitas pela Kodak na década de 1950. Apesar da poluição, parte da população de Manágua ainda vive junto ao lago alimentado-se do seu peixe.

A alimentação das águas do lago é feita pelos rios Sinecapa e El Viejo.

O nível das suas água subiu 3 metros em 5 dias durante o furacão Mitch em 1998, destruindo as casas de muitos habitantes que moravam em suas margens.

O lago Manágua comunica com o muito maior lago Nicarágua cujo nível se encontra nove metros abaixo, através do rio Tipitapa. A ligação entre os dois lagos havia sido interrompida em 1910 devido a uma descida do nível das águas do Manágua, mas foi restabelecida em 1998 devido aos efeitos do furacão Mitch.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lago Manágua