Lago Neagh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Neagh
Imagem satélite (NASA)
Localização
Coordenadas 54° 37′ N 6° 23′ W
País Irlanda do Norte
( Reino Unido)
Localidades mais próximas Antrim, Crumlin, Randalstown, Toomebridge, Ballyronan, Ballinderry, Moortown, Ardboe, Maghery, Lurgan e Magherafelt
Características
Tipo Água doce
Área * 392 km²
Comprimento máximo 30 km
Largura máxima 15 km
Profundidade média 9 m
Profundidade máxima 25 m
Bacia hidrográfica 4550 km²
Ilhas Ilha Coney, Ilha Derrywarragh e Ilha Rams
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago Neagh (em irlandês: Loch nEathach, também referido como Lago de Eochaid),[1] é um lago de água doce da Irlanda do Norte. Com uma área de 392 quilómetros quadrados, é o maior lago das Ilhas Britânicas[2][3], figurando entre os quarenta maiores lagos da Europa. Localizado 30 km a oeste de Belfast, tem cerca de 30 km de comprimento e 15 km de largura. É muito superficial em torno das margens, sendo a sua profundidade média de 9 m, embora a sua profundidade máxima seja de 25 m.

Localização

Dos 4550 km² de área hidrográfica, cerca de 9% situa-se na República da Irlanda e 91% na Irlanda do Norte;[4] no total 43% da área terrestre da Irlanda do Norte é drenada para o lago,[5] posteriormente drenada para norte até ao mar, através do Rio Bann. Como uma de suas fontes é o Upper Bann, o próprio lago pode ser considerado uma parte do Bann.

Cinco dos seis condados da Irlanda do Norte têm margens sobre o lago: Antrim, Armagh, Down, Derry e Tyrone. Vilas e aldeias perto do lago incluem Antrim, Crumlin, Randalstown, Toomebridge, Ballyronan, Ballinderry, Moortown, Ardboe, Maghery, Lurgan e Magherafelt.



Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.