Lago Utterslev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Utterslev Mose

O Lago Utterslev está localizado no noroeste de Copenhaga, entre os municípios de Gladsaxe, Søborg, Bispebjerg e Brønshøj, e antigamente fazia parte da muralha Vestvolden, que se estendia da Bacia de Køge, no sul, ao Lago Utterslev, no norte, e pertencia à rede de Fortificações de Copenhague. A muralha Vestvolden foi fechada em 1920 e é agora uma área de recreação. Em 2000, o lago se tornou área de proteção para possibilitar a preservação dos seus recursos biológicos, paisagísticos e recreativos. [1].

O Lago Utterslev é uma formação natural. Cobre uma área de 1 por 3 quilômetros e se compõe de lagos e ilhotas com rica fauna de aves. Originalmente, o lago era um pântano com um fosso central mas, nos anos 1930, ele foi escavado (como parte de um projeto para criação de empregos) e foi criado um parque ao seu redor. Os grandes e antigos salgueiros vistos às margens do lago foram plantados na ocasião.

O Lago Utterslev está poluído por químicos como fósforo (dez vezes mais do que em um lago "limpo"[1]. Devido ao despejo histórico e atual de esgotos, há uma camada significativa de elementos orgânicos e fósfosos no fundo do lago[1] . Grande parte do sistema de coleta da água que desemboca no lago é combinado, ou seja, o esgoto e as águas pluviais compartilham a mesma rede e com chuvas fortes podem transbordar para o lago. Em eventos de chuvas fortes, estações de tratamento de águas residuais contribuem para limpar partes da água poluída pelo transbordamento do esgoto. 

Referências