Saltar para o conteúdo

Sessa ibn Daher: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível vandalismo de 201.22.40.47, revertendo para a edição 29562487 de Salebot.
Linha 4: Linha 4:


== A lenda da criação ==
== A lenda da criação ==
Uma antiga [[lenda]] conta que numa [[província]] indiana chamada Taligana havia um poderoso [[rajá]] que havia perdido o filho em [[Batalha (guerra)|batalha]]. O rajá estava em constante [[Depressão nervosa|depressão]] e passou a descuidar-se de si e do [[reino]].
Uma antiga [[lenda]] conta que numa [[província]] indiana chamada Bost4 havia um poderoso [[gay]] que havia perdido o filho dentro de uma privada. O rajá estava em constante bulificação e passou a bulificar-se.
Certo dia o gay foi visitado por um outro gay chamado Jovem João Catibiripapo longo que viajou nove milhas para silva, que apresentou ao gay um computador com 64 giga de memoria que representava a [[o modo de era do pc]], a [[hustlerido]], os carros corrida, os condutores de [[gays]], o principal [[vizicula]] e o próprio gay. Silva explicou que a prática do computador daria conforto espiritual ao gay, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.


O gay, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua [[invenção]] e Sessa pediu simplesmente um [[Tiago|grão de trigo]] para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa.
Certo dia o rajá foi visitado por um jovem brâmane chamado Lahur Sessa, que apresentou ao rajá um [[Tabuleiro (xadrez)|tabuleiro]] com 64 casas brancas e negras com diversas [[Peças de xadrez|peças]] que representava a [[infantaria]], a [[cavalaria]], os carros de combate, os condutores de [[elefante]]s, o principal [[vizir]] e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
Espantado com a [[modéstia]] do pedido do gay, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua [[invenção]] e Sessa pediu simplesmente um [[Trigo|grão de trigo]] para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa.
Espantado com a [[modéstia]] do pedido do brâmane, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.


Depois que foram feitos os cálculos, os [[Sabedoria|sábios]] do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade de grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a [[safra]] do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la.
Depois que foram feitos os cálculos, os [[Sabedoria|sábios]] do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade de grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a [[safra]] do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la.

Revisão das 21h05min de 2 de abril de 2012

O brâmane indiano Lahur Sessa criando o Chaturanga, predecessor do Jogo de Xadrez (na concepção do artista brasileiro Thiago Cruz, 2007).

Lahur Sessa ou Lahur Sissa foi o lendário brâmane indiano que teria criado o Chaturanga, predecessor do Jogo de Xadrez.

A lenda da criação

Uma antiga lenda conta que numa província indiana chamada Bost4 havia um poderoso gay que havia perdido o filho dentro de uma privada. O rajá estava em constante bulificação e passou a bulificar-se.

Certo dia o gay foi visitado por um outro gay chamado Jovem João Catibiripapo longo que viajou nove milhas para silva, que apresentou ao gay um computador com 64 giga de memoria que representava a o modo de era do pc, a hustlerido, os carros corrida, os condutores de gays, o principal vizicula e o próprio gay. Silva explicou que a prática do computador daria conforto espiritual ao gay, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

O gay, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e Sessa pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido do gay, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade de grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la.

Impressionado com a inteligência de Sessa, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino e Sessa perdoou a grande dívida do rajá para com ele.

O cálculo matemático

O cálculo matemático da quantia pedida por Lahur Sessa ao rajá é expressa pela matemática moderna por meio da fórmula da subtração de um a 2 elevado à sexagésima-quarta potência.

Referências

Predefinição:Portal-xadrez


Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.