Lama de Ouriço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde fevereiro de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Lama de Ouriço é uma aldeia que pertence à freguesia de Tinhela - [1]Alvarelhos, concelho de Valpaços, Distrito de Vila Real. Com uma população residente de aproximadamente 50 pessoas.

Actividades económicas[editar | editar código-fonte]

Agricultura, pastorícia, construção civil, serralharia a pequeno comércio.

Património cultural e edificado[editar | editar código-fonte]

Igreja Matriz, Capela de S. Gonçalo, Capela de Nossa Senhora da Saúde, cruzeiros, alminhas, fontes, forno público e caminho romano.

Lama d' Ouriço. Este já foi uma paróquia independente, em tempos, mas no século XIX já não se justificava a sua existência isolada a assim foi anexada a Alvarelhos. O curioso nome deve-se ao facto de existirem muitos animais daquela espécie nos prédios regadios ("lama") existentes no local.

Tal como na generalidade das freguesias do concelho, a actividade principal desta população é agricultura. Os produtos mais cultivados pelos seus habitantes, porque os mais rentáveis neste tipo de solos, são o centeio e a batata. É uma população que apresenta ainda permanências do passado, nomeadamente em relação à tecelagem artesanal.

Perderam-se, no entanto, alguns traços bem característicos. O célebre gaiteiro, por exemplo era uma figura extremamente típica. Vinha muitas vezes a Valpaços, e em especial a esta freguesia e aqui cantava e dançava com grande alegria. Chamado para tudo o que era festas, “salsifrés e funçanatas”, “encaixava” com prazer os remoques da população que com satisfação o acolhia.

O Cabeço da Muralha é a sua principal atração histórica.

Coordenadas Lama de Ouriço / Cabeço da Muralha - Castro

Latitude (DDMMSS): 41° 41' 44.0016" N

Longitude (DDMMSS): 7° 19' 54.0012" W

Latitude (Decimal): 41.695556

Longitude (Decimal): -7.331667

Altitude (mt.): 749

Distrito: Vila Real

Concelho: VALPAÇOS

Freguesia: TINHELA E ALVARELHOS

Localidade: Lama de Ouriço.

O Cabeço da Muralha ou Castro da Lama de Ouriço, situado em Lama de Ouriço (Valpaços), é um povoado proto-histórico, fortificado.

O povoado é rodeado por duas linhas de muralhas que, nalguns pontos atingem 5 metros de espessura, e protegido, a Sul, por uma linha de defesa exterior. No interior existem vestígios de construções de planta circular e rectangular. No exterior encontra-se um lagar.

Está classificado pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público desde 1986.