Lanarkshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lanarkshire (Siorrachd Lannraig em gaélico), oficialmente Condado de Lanark, era antigamente um condado da Escócia.

Fazia fronteira ao norte com Stirlingshire e uma porção afastada de Dunbartonshire, ao nordeste com Stirlingshire e West Lothian, no leste com Peeblesshire, no sudeste e sul com Dumfriesshire, no sudoeste com Dumfriesshire e Ayrshire e no oeste com Ayrshire, Renfrewshire e Dunbartonshire. A cidade de Glasgow era parte de Lanarkshire até 1893.

Lanarkshire foi por alguns motivos tratado como três condados separados: o upper, middle e lower wards, até o Local Government (Scotland) Act 1889.

Governo local[editar | editar código-fonte]

Em 1975, o conselho do condado foi dissolvido na região de Strathclyde, que foi ela mesma incorporada pelas autoridades unitárias em 1996. Lanarkshire é agora coberta pelas áreas dos conselhos de North Lanarkshire, South Lanarkshire, Glasgow e parte de East Dunbartonshire.

North Lanarkshire e South Lanarkshire tem um comitê único para avaliação e registro eleitoral. Também há um comitê de saúde unificado, que não cobre Rutherglen e áreas próximas em South Lanarkshire. Sem a porção mais ao norte de North Lanarkshire, essa é também uma Lieutenancy area.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.