Laserterapia de baixa potência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A laserterapia de baixa potência é uma forma de tratamento médico baseado na aplicação da luz laser gerada por diodos emissores de luz para ativar ou inibir a atividade celular. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1967, Endre Mester, precursor do laser de baixa potência (LLLT), da Universidade Semmelweis experimentou os efeitos de lasers sobre câncer de pele. Ao aplicar laser para as costas raspadas de ratos, ele notou que o cabelo cresceu de volta mais rapidamente no grupo tratado do que o grupo não tratado.

Aparelhos de Acupuntura a Laser[editar | editar código-fonte]

Laser de baixa potência[editar | editar código-fonte]

O laser de baixa potência (low laser level therapy - L.L.L.T) estimula o processo de cicatrização natural do organismo controlado através de requerimento específico de comprimentos de onda da luz que tenham efeitos fisiológicos particular.

A laserterapia de baixa potência tem sido investigada e utilizada na prática clínica há aproximadamente 20 anos, sendo que os trabalhos iniciais foram realizados na Europa, no início da década de 70. O crescente interesse pelos efeitos do laser tem sido demonstrado pela significativa quantidade de publicações científicas positivas, por meio de experimentos controlados em animais e humanos.

Existem empresas que fabricam equipamentos para área veterinária, como um exemplo a Laservet (www.laservet.com.br).

O laser utilizado é o “Gallium Aluminium Arsenide Lasers – GaAIAs” - aprovados pelo FDA E.U.A.

Atualmente muito utilizado, sendo sua modalidade empregada cada vez mais em vários tratamentos públicos de instituições privadas da saúde em todo o mundo.

Os campos de aplicação Low Level Laser Therapy incluem: Fisioterapia e Osteopatia, Clínica Geral, Acupuntura, Odontologia, Neurologia, Terapias de Adicção (álcool, drogas, tabagismo,etc), Dermatologia, Práticas Veterinárias, etc.

Referências

  1. Huang, Y.Y.; Chen, A.C.H., Carroll, J.D., Hamblin, M.R.. (2009). "".|Biphasic Dose Response in Low Level Light Therapy pp. Pre Press.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]