Levellers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os levellers (niveladores) eram grupos ingleses que reivindicavam, entre outras coisas, o sufrágio universal, a sociedade de pequenos proprietários e a defesa da igualdade de propriedade (não coletiva). Seus ideais eram de igualdade política.

Surgindo com proeminência no final da Primeira Guerra Civil Inglesa e ganhando mais força antes do início da Segunda Guerra Civil.

Uma definição simples do termo nos é trazida pelo historiador Cristopher Hill, que nos diz assim: "Em Londres, surgiu um partido político representante das ideias dos pequenos produtores, que entrou em contato com a agitação do exército. Eram os Levellers."[1]

Mesmo depois de servirem de apoio para conseguir executar Carlos I, durante a Guerra civil inglesa, foram duramente reprimidos por Oliver Cromwell em sua república, que seria a partir de 1653, devidamente descrita como ditadura.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. HILL, Cristopher. A revolução inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1977, p. 93.