Saltar para o conteúdo

Liame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura ligação em hipertexto, atalho, caminho ou ligação, veja Hiperligação.

Em Lógica, um liame é um sinal alternativo que pode ser usado no lugar de variáveis quantificadas, a fim de evitar que estas sejam usadas tanto para denotar objetos do universo de discurso como para expressar quantificação, o que pode dar margem a confusões em instanciações mal feitas de variáveis por termos, quando ocorrências de variáveis originalmente livres passam a ser ligadas no resultado da instanciação.[1][2]

Notas

  1. Esta palavra, com este significado, consta no livro "Descrição da Matemática Formal", tradução de Geraldo Sebastião Tavares Cardoso, edição do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, da Universidade Federal Fluminense, 1977, baseada no original "Théorie des Ensembles", de Nicolas Bourbaki.
  2. Esta mesma palavra, com um sentido análogo ao de Nicolas Bourbaki, é também utilizada em trabalhos de Jorge Emmanuel Ferreira Barbosa, um pesquisador em Lógica e Análise Matemática, em artigos tais como "Caliortografia" e "Morfologia", publicados também pelo Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, da Universidade Federal Fluminense.