Liga Católica (Inglaterra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Unitas: a Liga Católica pela Unidade dos Cristãos é uma organização fundada na Igreja da Inglaterra e dedicada à reconciliação visível e completa de anglicanos e católicos romanos como uma Igreja. Está associado à ala anglo-papalista do anglo-catolicismo, da qual seus fundadores foram escolhidos. Hoje, e especialmente desde a formação dos ordenados pessoais, a Liga é ecumênica na adesão.

História[editar | editar código-fonte]

A Liga foi fundada em 1913 com 97 membros da fundação por iniciativa de Richard Langford-James e Henry Fynes-Clinton.[1] Seus antecessores foram a Associação para a Promoção da Unidade da Cristandade (fundada em 1857) e a Guilda do Amor de Deus (fundada em 1911). O próprio site da Liga afirma: "Foi fundado por anglicanos que acreditavam apaixonadamente que o futuro de sua Igreja residia na reunião de todos os cristãos em uma fé católica e apostólica comum, em plena comunhão restaurada com o Sucessor de Pedro nos arredores de Roma".

Atividades[editar | editar código-fonte]

Como membro das Sociedades Católicas da Igreja da Inglaterra, a Liga apóia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (anteriormente a Oitava da Unidade dos Cristãos), o trabalho da Comissão Internacional Anglo-Romana Católica de Unidade e Missão, e no passado, seu antecessor, a Comissão Internacional Anglicana Romana-Católica. Associada à Liga Católica está a Sodality of the Precious Blood, uma confraria de padres da Igreja da Inglaterra que rezam a Liturgia das Horas e praticam o celibato.

Referências

  1. The Catholic League 1913-1988, Farmer, R., p.6: London (no date)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Doolan, Brian. The First Fifty Years: A History of the Catholic League, from 1913-1966 (Printed for the League by Crux Press).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]