Liptov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasão de Armas de Liptov
A extensão da região de Liptov dentro da atual Eslováquia.

Liptov é uma importante região histórica e geográfica localizada na parte central da Eslováquia[1], com cerca de 140.000 habitantes. A área também é conhecida pelo nome alemão Liptau, o polonês Liptów, o húngaro Liptó e o nome latino Liptovium.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes vieram para Liptov durante o Neolítico, cerca de 6000 anos atrás. Celtas representam um importante período de tempo de Liptov durante a Idade do Ferro. Uma antiga vila Celta pode ser vista no sítio arqueológico de Havránok perto de Liptovský Mikuláš. Os primeiros assentamentos deEslavos em Liptov começaram aproximadamente no século 6 A.C.. A primeira evidência escrita sobre Liptov surgiu em 1231 D.C. durante o governo do rei húngaro André II. A dissolução da monarquia pelo império Austro-húngaro em 1918, levou à criação da Tchecoslováquia como um sucessor do país, incluindo Liptov como uma das regiões integrantes do Estado novo. Após a dissolução da Tchecoslováquia, em 1993, Liptov tornou-se parte da atual Eslováquia.

Referências

Veja também[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]