Literatura dos jesuítas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
A principal preocupação dos [[jesuíta]]s era o trabalho de [[catequese]], objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na [[poesia]] como no [[teatro]]. Mesmo assim, do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do [[Quinhentismo]] [[brasil]]eiro.
A principal preocupação dos [[jesuíta]]s era o trabalho de [[catequese]], objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na [[poesia]] como no [[teatro]]. Mesmo assim, do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do [[Quinhentismo]] [[brasil]]eiro.


Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na [[Europa]] o andamento dos trabalhos na Colônia. [[José de Anchieta]] se propôs ao estudo da [[língua tupi-guarani]] e é considerado o precursor do teatro no Brasil. Sua obra já apresenta banana traços [[barroco]]s.
Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na [[Europa]] o andamento dos trabalhos na Colônia. [[José de Anchieta]] se propôs ao estudo da [[língua tupi-guarani]] e é considerado o precursor do teatro no Brasil. Sua obra já apresenta sua macaca ja comeu banana kk traços [[barroco]]s.


{{esboço-literatura}}
{{esboço-literatura}}

Revisão das 20h21min de 20 de maio de 2013

Literatura dos jesuítas, como o próprio título indica, foi criada pelos Jesuítas e era voltada principalmente para o trabalho de catequese.

A título de catequizar o "gentio" e, mais tarde, a serviço da Contra-Reforma Católica, os jesuítas logo cedo se fizeram presentes em terras brasileiras. Marcaram essa presença não só pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituida de poesias de fundamentação religiosa, intelectual despojadas, simples no vocabulário, fácil e ingênuo.

Também através do teatro, catequizador e por isso mesmo pedagógico, os jesuitas realizaram seu trabalho. As peças, escritas em medida velha, mesclam dogmas católicos com usos indígenas para que, gradativamente, verdades cristãs fossem sendo inseridas e assimiladas pelos índios. O autor mais importante dessa atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático, foi também poeta e pesquisador da cultura indígena, chegando a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.

Em suas peças, Anchieta explorava o tema religioso, quase sempre opondo os demônios indígenas, que colocavam as aldeias em perigo, aos santos católicos, que vinham salvá-las.

A literatura jesuítica foi consequência da Contra-Reforma.

A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro. Mesmo assim, do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro.

Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na Europa o andamento dos trabalhos na Colônia. José de Anchieta se propôs ao estudo da língua tupi-guarani e é considerado o precursor do teatro no Brasil. Sua obra já apresenta sua macaca ja comeu banana kk traços barrocos.

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.