Máscara de Bahtinov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Padrão da máscara de Bahtinov

A máscara de Bahtinov é um dispositivo que ajuda a focalizar corretamente a imagem nos telescópios para observação visual e astrofotografia[1]. Seu nome se deve a Pavel Bahtinov, astrônomo amador russo que criou o dispositivo em 2008[2][3].

Simulação do uso da máscara de Bahtinov

A máscara possui três regiões, cada uma contendo perfurações longas paralelas apontando para diferentes direções, como mostra a imagem do padrão desta máscara. Este padrão é o responsável por produzir ao observador uma figura de difração característica que permite ajustar o foco de maneira ótima quando o telescópio é apontado para uma estrela. A figura de difração consiste em um 'X' e uma terceira linha que se move sobre este 'X' conforme se ajusta o foco do telescópio. A figura ao lado mostra uma simulação da figura de difração formada conforme o foco é ajustado. O foco é ótimo quando a terceira linha divide simetricamente o 'X'[2][4].

Referências

  1. «Bahtinov Focusing Mask Generator». Consultado em 31 de dezembro de 2013. 
  2. a b Charles Bracken (2013). The Deep-sky Image Primer Primeira ed. (Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing Platform). pp. 70;71. ISBN 9781481804912. 
  3. «Bahtinov Focus Masks». Consultado em 31 de dezembro de 2013. 
  4. «How to make a simple Bahtinov mask». Consultado em 31 de dezembro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.