Míssil balístico de médio alcance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mísseis IRBM e MRBM.

Um míssil balístico de médio alcance (MBMA; em inglês: Intermediate-range ballistic missile, IRBM) é um míssil balístico com um alcance médio de 1.000-3.500 km. A definição de alcance é subjetiva e arbitrária; dentro do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um míssil de médio alcance é definido como tendo um alcance máximo entre de 1.000 e 3.000 km.[1] A classificação de mísseis balísticos por alcance é feita mais por conveniência, mas em princípio há uma pequena diferença entre um ICBM de baixa performance e um IRBM de alta performance. A definição de alcance usada aqui é a definição usada dentro da Agência de Defesa contra Mísseis estadunidense.

Usos alternativos de lançadores[editar | editar código-fonte]

IRBMs ou MBMA são frequentemente voltados para lançadores de pequenos satélites a adição de (usualmente múltiplos) estágios superiores. Nos Estados Unidos, isto aconteceu para ambos Thor e Jupiter. Um derivado de Jupiter, o Jupiter-C lançado o primeiro satélite estadunidense, Explorer 1.

MRBM's específicos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. National Air and Space Intelligence Center (março de 2006). «Ballistic and Cruise Missile Threat» (PDF). United States Air Force. Consultado em 22 de outubro de 2012. 
Ícone de esboço Este artigo sobre mísseis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.