Saltar para o conteúdo

Maiêutica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: da:Maieutik
Maièutica]]
Linha 1: Linha 1:
{{portal-filosofia}}
{{portal-filosofia}}


A '''Maiêutica Socrática''' tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da [[verdade]] no interior do [[Homem]]. [[Sócrates]] conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A '''Maiêutica Socrática''' tem como significado "Fezes(Coco)" intelectual, da procura da [[verdade]] no interior do [[Homem]]. [[Sócrates]] conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.


A auto-reflexão, expressa no ''nosce te ipsum'' - [[Sócrates#Conhecimento de si mesmo - Maiêutica|''"conhece-te a ti mesmo"'']] - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
A auto-reflexão, expressa no ''nosce te ipsum'' - [[Sócrates#Conhecimento de si mesmo - Maiêutica|''"conhece-te a ti mesmo"'']] - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.

Revisão das 03h20min de 1 de abril de 2011

Predefinição:Portal-filosofia

A Maiêutica Socrática tem como significado "Fezes(Coco)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.

A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.

A Maiêutica, criada por Sócrates no século IV A.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, que era parteira.

Há certa divergência historiográfica sobre a utilização de tal método por Sócrates.[1] Historiadores afirmam que a denominação e associação de tal método ao filósofo decorre da narração, não necessariamente fiel, da vida de Sócrates por Platão. Deve-se chamar, então, a instrumentação argumentativa do filósofo de elenkhos.

Notas

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.