María Fux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
María Fux
María Fux
Nascimento 2 de janeiro de 1922 [1]
Buenos Aires
Morte 31 de julho de 2023 (101 anos)
Residência Buenos Aires
Cidadania Argentina
Filho(a)(s) Sergio Aschero
Ocupação terapeuta, bailarina e coreógrafa
Prêmios
  • Illustrious Citizen of Buenos Aires (2002)
Página oficial
https://www.mariafux.com.ar/

María Fux (Buenos Aires, 2 de janeiro de 1922 [1]31 de julho de 2023[2]) foi uma dançarina, coreógrafa e dançaterapeuta Argentina. É reconhecida como uma desenvolvedor de um sistema próprio de terapia da dança na Argentina.

Tem escolas de dança na Argentina e na Europa, onde são treinados fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, professores de dança e ginástica, psicoterapeutas, psicólogos, professores trabalhando com diferentes tipos de deficiências, e os professores que trabalham com alunos especiais surdos, com com síndrome de Down, espásticos, pessoas com dificuldades de isolamento ou solidão, com deficiências, gerontologistas, idosos e cegos .

É permanentemente convidada a instituições, conferências e seminários para testemunhar a sua experiência na integração de questões relacionadas com surdez, síndrome de down, espástica, autísmo, terceira idade e várias deficiências

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «María Fux: a los 85, más vigente que nunca» Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine., artigo no jornal Clarín (Buenos Aires) de 26 de dezembro de 2006. Consultado em 26 de julho de 2015.
  2. Chertkoff, Laura (1 de agosto de 2023). «A los 101 años, murió María Fux, pionera de la danza moderna y creadora de la Danzaterapia». LA NACION (em espanhol). Consultado em 1 de agosto de 2023