Marcação CE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcação CE.

Marcação CE é um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu. Esta marca indica que um produto atende a legislação da União Europeia em requisitos como segurança, higiene e proteção ambiental estando, desta forma, credenciado a circular por todo Espaço Económico Europeu.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A marcação CE é colocada pelo próprio fabricante em seus produtos. Ao fazer isto, o fabricante assume integralmente toda a responsabilidade pela conformidade do produto em cumprir as diretivas legais vigentes na Europa. Nem todos os produtos, porém, estão obrigados a ostentar a marcação, mas apenas aqueles sujeitos a determinadas regulamentações, como brinquedos, equipamentos elétricos ou de uso médico, dentre outros[1].

China Export (CE)[editar | editar código-fonte]

Um logotipo muito semelhante à marcação CE foi alegado para representar a China Export.[2] No regulamento da UE referente à marcação CE diz no artigo 30 ponto 5 : "É proibido apor num produto marcações, sinais e inscrições susceptíveis de induzir terceiros em erro quanto ao significado ou ao grafismo, ou a ambos, da marcação CE".Legislação UE

Referências

  1. Comissão Europeia Marcação CE - o básico
  2. CE Marking, consultado em 25 de julho de 2019, arquivado do original em 16 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre negócios, indústria, ou organização é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.