Nezara viridula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maria-fedida)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelos percevejos que emitem cheiro considerado desagradável pelos seres humanos, veja Percevejo-fedorento.


Como ler uma caixa taxonómicaNezara viridula
maria-fedida
Nezara viridula MHNT verte.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Superfamília: Pentatomoidea
Família: Pentatomidae
Género: Nezara
Espécie: N. viridula
Nome binomial
Nezara viridula
Linnaeus, 1758

Nezara viridula (Linnaeus, 1758), conhecida pelo nome comum de maria-fedida ou percevejo da soja, é um percevejo da família dos pentatomídeos, de ampla distribuição no Brasil.[1] Tais insetos possuem coloração verde, clareando na parte ventral.[1] Também são conhecidos pelos nomes de fede-fede e percevejo-verde.

Este inseto não transmite doença nociva ao homem, entretanto, prejudica frutos e leguminosas em cadeia de plantações. [2] São conhecidos assim por exalarem um odor desagradável quando se sentem ameaçados.

Durante o ato da alimentação, os percevejos injetam toxinas nos grãos e nos orifícios deixados pelo aparelho bucal dos insetos, penetram microorganismos que determinam o chochamento dos grãos causando depreciação do produto no ato da comercialização. Além disso, as toxinas atingem as plantas determinando uma redução em sua produtividade.

São mais prevalentes durante os períodos de outubro a dezembro e em março e abril.

Podem ter até quatro gerações por ano em climas quentes.

Galeria

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nezara viridula
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nezara viridula

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.