Martha's Vineyard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Martha's Vineyard map.png

Martha's Vineyard (junto com a menor ilha Chappaquiddick) é um ilha na costa nordeste dos Estados Unidos da América, ao sul de Cape Cod, no estado de Massachusetts, no Condado de Dukes. Com uma área de 231,75 km², Martha's Vineyard é a 57ª ilha dos Estados Unidos por área.

A ilha é predominantemente uma colônia de férias para veraneio. é uma das maiores ilhas dos Estados Unidos.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Martha's Vineyard

Surdez e Língua Gestual em Martha's Vineyard[editar | editar código-fonte]

De 1690 até meados do século XX, uma elevada taxa de surdez genética surgiu na população da ilha. A normal taxa de incidência de surdez na população americana, no século XIX, era aproximadamente de 1 para 5700 pessoas.

Em Martha´s Vineyard, a taxa era de 1 para 155 pessoas. Nalgumas zonas da ilha o rácio era ainda mais alto. Por exemplo, numa cidade, 1 em 25 pessoas nascia surda e num determinado bairro dessa cidade o rácio era ainda mais alto, de 1 para 4 pessoas.

O primeiro habitante surdo da ilha chegou com a sua família em 1692 e era fluente em algumas formas de Língua Gestual.

Assim como a comunidade de surdos de Martha's Vineyard se desenvolveu, o mesmo aconteceu com a sua Língua Gestual.

Muitas das famílias que não viviam na ilha vinham de Boston e de uma região de Inglaterra conhecida como Weld, no condado de Kent. Quase todos os habitantes da ilha tinham antepassados oriundos desta pequena zona isolada da Inglaterra.

Apenas se pode sugerir que esta Língua Gestual local seja uma derivação da antiga língua gestual britânica.

A Língua Gestual de Martha's Vineyard depressa se disseminou pela ilha sendo utilizada por surdos e ouvintes.

O impacto que produziu na construção social da ilha foi enorme. Como a maioria das pessoas ouvintes da ilha era bilingue (inglês e Língua Gestual de Vineyard), a surdez não era vista como uma deficiência. As pessoas surdas participavam plenamente em todos os aspectos da sociedade.

Martha's Vineyard foi um excelente exemplo de uma comunidade de surdos coesa e evoluída. O que torna esta situação particularmente interessante é o facto de existir uma Língua Gestual autóctone na ilha.

A Língua Gestual de Vineyard, enquanto fenómeno na História da Comunidade e da Cultura Surda teve grande importância, contudo teve pouca influência no desenvolvimento da ASL.


Galeria[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.